Clareamento dos dentes



Qualquer um pode ter seus dentes clareados, caso os mesmo estejam completos, com poucas restaurações. Procedimentos de clareamento:


• Métodos caseiros usando substâncias químicas.
• Técnicas utilizadas no consultório com a ajuda de luminosidade pra aquecimento ou laser.

Todas podem efetuar o clareamento. O que as diferencia é o tempo que é consumido pra finalizar uma técnica e outra. O clareamento caseiro dura mais tempo pra ser realizado, contudo é menos agressivo ao dente. Quanto menos tempo levam os métodos, mais efeito colateral existe. Esse efeito, basicamente é sensibilidade dental. Para conseguir um sorriso mais bonito, é usada uma técnica de clareamento por laser. A parede bucal é envolvida por uma máscara de borracha possuindo pequenos buracos, que deixam apenas os dentes à mostra. Logo depois, é usado um gel à base de peróxido de hidrogênio a 35%, o qual é um grande despigmentador. O laser é utilizado dente por dente usando uma forma de caneta com ponta luminosa. A luz ativa o gel, que remove os pigmentos internos e externos. Este procedimento pode ser feito a cada dois ou 3 anos.

Como é o clareamento dos dentes?
As moléculas dos géis oxidantes penetram na intimidade do esmalte e da dentina, eliminando gás oxigênio o qual, por sua vez, destrói as moléculas dos pigmentos responsáveis pelas manchas.

Como posso realizar o clareamento dental?

Nossos dentes podem ser clareados através de géis ou compostos oxidantes (eliminadores de gás O2) das seguintes maneiras:

1. Em um consultório: o dentista isola os dentes fazendo uso de um envoltório emborrachado visando proteger a gengiva e utiliza um gel oxidante forte. O clareamento dental com uso de laser resume-se na ativação do gel clareador sobre o dente de uma maneira mais rápida que a tradicional, podendo-se obter o resultado esperado em apenas uma sessão.

2. Em casa (convencional): o paciente, sob a coordenação de um profissional, leva um agente oxidante não tão potente, em função de usar todos os dias em casa.

Conselhos Rio Dente - Dentistas RJ:

No período do tratamento, o que posso ou não devo fazer?!

Deve ser feito:

• Efetuar as orientações do profissional responsável. • Remover o aparelho de clareamento 1 hora antes das refeições e reiniciar uma hora após. • Visualizar seus dentes diariamente no espelho, monitorando a evolução do procedimento. • Guardar o dispositivo, caso seja necessário manutenção.

Não pode ser feito:

• Estar fumando no período do clareamento. • Tomar café, chás, vinho tinto, Coca-Cola em excesso. • Escovar os dentes logo após retirar o aparelho. • Disponibilizar o dispositivo para terceiros.


Autor: Prof Augsto Nogueira


Artigos Relacionados


A Estética Dental é Um Dos Mais Efetivos Tratamentos Para Se Melhorar A Aparência Física.

Dor De Dente

Branqueamento Dentário

Os Benefícios Do Vapor De Ozônio Para A Pele

A Sensibilidade Dental

Cárie Dental

Cárie Dental