A caminhada diária pode evitar o confinamento do idoso em uma cadeira de rodas



Dr. Luiz Barreto Fisioterapeuta e Fisiologista do Exercício 

O confinamento no lar por um período muito prolongado sem o contato com o exterior é nocivo para qualquer pessoa. Pior ainda é para o idoso.

Muitos são os casos de pessoas idosas que começaram a apresentar dificuldade na locomoção após um período de tempo prolongado de confinamento em seus lares. Esses idosos começaram apresentando incapacidade para caminhar, ficar de pé e acabaram em uma cadeira de rodas. Apesar de não apresentarem um problema de saúde que justifique tal estado mórbido, há um número crescente de pessoas que chegam a esse estágio. Isso se deve a não haver nenhuma pessoa disponível na família que possa caminhar com elas todos os dias, mesmo que seja um curto passeio. Para Kiesling e Frederick (1987) o que geralmente é dito como efeito do envelhecimento, na realidade nada mais é do que a falta de uso adequado. Essa afirmação é reforçada por alguns casos de idosos que recuperaram a capacidade para caminhar com a Fisioterapia e fazem manutenção com caminhada diária recomendada pelo fisioterapeuta. A caminhada é uma atividade de baixo custo e amplos efeitos psicofísicos que requer apenas um tênis adequado e disponibilidade de 30 minutos diários, para começar a usufruir dos seus benefícios para a saúde. Os idosos devem começar com uma caminhada dentro da tolerância ate alcançar percursos maiores. Alguns podem precisar de acompanhante devido ao risco de quedas ou outro tipo de acidente. Hipócrates já considerava a caminhada como o melhor remédio para o ser humano. Dentre os benefícios que a caminhada pode proporcionar Guiselini (2007) cita: O aumento ou a manutenção da resistência cardiorrespiratória, a redução dos fatores de risco cardiovasculares, redução do peso a longo prazo, redução dos níveis de estresse e manutenção ou aumento da densidade óssea, tudo com um menor risco de lesões. Não se deve esquecer que toda e qualquer atividade física ou terapêutica orientada por um profissional é indispensável para a segurança da pessoa interessada em saúde.  

A caminhada é um método simples de prevenção da incapacidade física do idoso e pode ser um elemento para a recuperação e a manutenção da capacidade de se locomover com independência. Um dia a velhice chegará para todos e os problemas associados ao envelhecimento estarão presentes se não houver uma intervenção preventiva adequada.

29/01/2012

Bibliografia

KIESLING e FREDERICK. Ande!. Edgard Blucher. 1987, SP

GUISELINI. Energia, Saúde, e Qualidade de Vida. Dedone. 2007, SP


Autor: Luiz Alberto Da Silva Barreto


Artigos Relacionados


Quanto Tempo Ainda Falta Para Que Não Seja Tarde Demais?

Caminhada

AssistÊncia FisioterapÊutica Em Lar De Assistencia Permanencia Ao Idoso

A Importância Da Pratica De Atividades Físicas

Exercício Físico E Idosos

Saiba Mais Sobre A Osteoporose.

A InfluÊncia Da Atividade FÍsica Na ReabilitaÇÃo E Profilaxia De Idosos Caidores E NÃo ?caidores.