O papel das atividades experimentais no ensino de ciências



Resumo:

O presente artigo é fruto de nossa reflexão que nos mostra como trabalhar os conteúdos de Ciências aos alunos das series iniciais do ensino fundamental, bem como, pensar de maneira que possa contribuir para ampliar nossa capacidade crítica sobre a realidade que vivemos, aproveitando a curiosidade natural dos alunos no despertar do interesse pelas Ciências. Dentro dessa perspectiva, incentivando-os a apropriar os conceitos científicos, compreendendo métodos de produção deste conhecimento através de experiências praticadas, investigadas e executas em salas de aula em uma escola do município de Garanhuns – PE. Tendo como objetivo, propiciar aos alunos uma compreensão a respeito dos conceitos básicos através das experiências/experimentos nas quais utilizamos nas aulas. Com base nisso, fazemos uma exclamação através de sim, é possível desenvolver atividades de ciências sem ter um laboratório, tornando as aulas mais dinâmicas e contextualizadas, fazendo uma relação com o mundo em que vive. Para finalizar, as críticas e sugestões dos colegas acadêmicos, professores e alunos serão bem-aceitas, pois as entendemos como subsídios para aperfeiçoar nossa proposta de ensino, focando experiências vivenciadas por nós e por alunos através dos diversos conteúdos que o ensino de Ciência possibilita para todos nós.

 

Palavras-chaves: Atividades Experimentais – Sala de aula - Ensino de Ciências – Aluno- Conhecimento.

 

 

 

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Autor: Creso Meneses Vieira Da Mota


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