Suporte social nas organizações: avaliação de uma empresa privada de pequeno porte em Itumbiara-GO



RESUMO

 

 

O trabalho é um conceito constituído de acordo com a evolução histórica da sociedade e que representa diferentes sentidos diante dos trabalhadores; assim de acordo com a literatura disponível, diante das constantes mudanças no contexto organizacional a manutenção de níveis elevados de suporte organizacional aumentaria os níveis de satisfação, saúde e bem estar do trabalhador, alinhada aos objetivos organizacionais. Assim, procedeu ao presente estudo a realização de uma pesquisa quantitativa descritiva com estratégia de pesquisa de campo, de natureza exploratória e descritiva, como um estudo delineado de levantamento de dados e, assim, a pesquisa teve como objetivo geral verificar a percepção do suporte social e organizacional dos trabalhadores em uma indústria do vestuário de pequeno porte na cidade de Itumbiara-GO. Para isso, foi realizado um estudo com trinta e cinco (35) trabalhadores dessa indústria, de ambos os sexos, onde foram colhidos os demais dados sócio demográficos da amostra, posteriormente foram aplicadas as escalas (EPSO) – Escala de Percepção de Suporte Organizacional e (EPSST) – Escala de Percepção de Suporte Social no Trabalho, a fim de identificar se o trabalhador percebe a oferta dos três níveis de suporte social – emocional, instrumental ou material e informacional - no ambiente de trabalho; verificar a extensão em que a empresa se preocupa com a promoção da saúde e bem estar do trabalhador e propor ações para melhoria dos níveis de suporte na organização. Foram identificados níveis que indicam dúvidas quanto à percepção de suporte oferecido pela empresa, sendo identificada uma média geral de (4,61) nos resultados da EPSO o que indica dúvida dos trabalhadores quanto à preocupação da empresa com seu bem estar, enquanto as médias dos três níveis de suporte descritos pela EPSST demonstram que: a esfera emocional obteve a menor média (2,34), em seguida o suporte informacional apresenta média de (2,54) e por fim o componente material ou instrumental obteve média de (2,65), desse modo os resultados indicam dúvida dos sujeitos quanto ao estar cercado de pessoas que se preocupam com ela, e também quanto à confiabilidade das informações repassadas, bem como de políticas internas e dos supervisores; finalmente indicam dúvidas sobre a percepção de remuneração compatível com seus esforços. Dessa forma, foi indicada a elaboração de ações para melhoria junto aos gestores, a fim de alinhar o bem estar do trabalhador aos objetivos organizacionais.

 

 

Palavras chave: Organizações. Trabalho. Suporte.

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