Manutenção planejada em busca da melhor estratégia



MANUTENÇÃO PLANEJADA

EM BUSCA DA MELHOR ESTRATÉGIA

 

 

 

 

Ronald Vicente Bet

Pós Graduação em Gestão da Manutenção

 

 

Resumo

 

Com a necessidade das empresas  buscarem  inovações para atenderem seus clientes mais rápido possível e com a qualidade esperada, o setor de manutenção vem se desenvolvendo de forma gradativa nos sistemas de gestão de ativos. Desta forma, as práticas de manutenção planejada buscam acima de tudo reduzir custo, garantir a segurança e confiabilidade dos equipamentos. Portanto, este artigo pretende mostrar o conhecimento básico e necessário para  adotar as estratégias de modo que  o desenvolvimento do setor  ajude o crescimento sustentável das empresas mantendo-se competitiva no mercado atual.

 

Palavras-chave: Manutenção planejada, Ativos, estratégias, custos e qualidade.

 

 

01. INTRODUÇÃO

 

            No decorrer dos anos as empresas estão evoluindo constantemente buscando estratégias modernas de gestão com o objetivo de buscar diferencial no atendimento dos seus clientes. Desta forma, o departamento de manutenção está sofrendo grande impacto na gestão dos ativos, buscando evitar quebras inesperadas afetando o alto custo e a produtividade.   

 

            Diante desta situação, o departamento de manutenção está focando suas atividades em planejamento para otimizar os custos e garantir a confiabilidade dos equipamentos instalados. Para que isso ocorra, é fundamental que todas as pessoas envolvidas direta ou indiretamente devam estar alinhadas com as estratégias definidas.

 

           

            Os custos de manutenção correspondem a parte principal dos gastos operacionais totais de uma empresa. Dependendo da indústria específica, os custos de manutenção podem representar entre 15% a 30% do capital dos produtos fabricados.

 

            Recentes pesquisas realizadas pela ABRAMAN (Associação Brasileira de Manutenção) indicam que um terço de todos os custos de manutenção é desperdiçado como resultado de manutenção desnecessária ou inadequadamente realizada.

 

02. DESENVOLVIMENTO

 

            Atualmente as empresas estão passando por momentos de grandes mudanças, devido a necessidade da procura dos clientes para atender as demandas, pois os prazos estão cada vez menores , exigindo que as mesmas busquem alternativas diferenciadas. Desta forma, é fundamental adotar as melhores estratégias em determinados departamentos.

 

As áreas de Manutenção, Produção e Qualidade são vistos como os principais setores que podem auxiliar na busca de melhores resultados  focando atendimento do cliente final.

 

A área produtiva, além de estar envolvida diretamente com a produtividade, deve também auxiliar os demais setores, utilizando ferramentas e técnicas de gestão modernas para alcançar os melhores resultados. Já o setor de qualidade deve mensurar os resultados obtidos para direcionar quais as ações devem ser tomadas no processo produtivo.

 

Dentre os setores citados, a manutenção é a que está mais evoluindo nos últimos anos, já que as empresas recentemente estão enxergando como o principal departamento estratégico devido a viabilidade de obter ganhos significativos em curto prazo.

 

A aplicação de uma gestão de manutenção planejada possibilita garantir a disponibilidade dos Ativos, produzindo com qualidade, reduzindo custos, aumentando a confiabilidade e respeitando as normas de segurança e meio ambiente.

 

No atual cenário, a manutenção torna-se também responsável pela melhora de desempenho do segmento. Além de uma boa gestão de recursos, a gestão de manutenção mostra-se imprescindível (ABRAMAN, 2009).

 

As práticas modernas de gestão da manutenção planejada possibilitam otimizar a utilização de recursos humanos, materiais e custos, além de buscar melhoria contínua no processo.

Um dos conceitos mais utilizados neste método de trabalho é a utilização da metodologia do ciclo PDCA, no qual tem as seguintes funções:

 

P ( Plan)- Definir os métodos que permitirão atingir as metas propostas.

 

D (Do) – Educar e treinar ,executar as tarefas.

 

C (Check) – Verificar os resultados da tarefa executada.

 

A (Action) – Atuar corretivamente.

 

Uma empresa é um processo que se dividem em sub processos menores, e as atividades de manutenção é um destes sub processos, que podem chegar até o nível da tarefa individual. Gerenciar processos é planejar, acompanhar a execução, verificar se há desvios e , quando necessário, fazer as devidas ações (NASCIF, 1998).

 

Utilizando as ferramentas adequadas para determinadas aplicações, é possível sempre mensurar os resultados obtidos, podendo intervir sempre nos momentos ideais, corrigindo os desvios ou aplicando melhoria contínua.

 

O planejamento das atividades da equipe de manutenção é responsabilidade do planejador, no qual deve preparar todos os recursos para agilizar a execução, além de ter que acompanhar o desempenho das atividades através de indicadores. Conforme o ciclo PDCA, deve ser avaliado estes indicadores e tomar as ações necessárias para aperfeiçoar o planejamento e execução das tarefas.

 

Conforme Souza(2007), o profissional do departamento do planejamento e controle da manutenção (PCM), tem a função de estudar os serviços de manutenção, estabelecer as operações elementares dos trabalhos, a seqüencia de execução, as necessidades de mão de obra, material, desenhos , equipamentos e ferramentas.

 

A técnica mais utilizada para o planejamento de atividades na manutenção é PERT-CPM , no qual permite determinar os caminhos críticos  de uma determinada programação de atividades.

 

PERT – Program Evaluation and review technique – “Programa de Avaliação e Técnica de revisão que desenvolvido pela NASA com o fim de controlar o Tempo e a execução de tarefas realizadas pela primeira vez.

 

CPM  - Critical Path Method – Método do caminho critico, foi criado na empresa Norte Americana DU-PONT , com o objetivo de realizar as paradas de manutenção no menor prazo possível e com nível constante de utilização de recursos. (SOUZA, 2007)

 

O departamento de PCM deve estar extremamente alinhado com o planejamento e controle da produção (PCP), para que possa negociar as paradas para manutenção. Esta comunicação precisa ser constante e explícita, para determinar as prioridades da fábrica, com o intuito de garantir a confiabilidade dos equipamentos.

 

Através de uma gestão de planejamento da manutenção bem estruturado é possível obter históricos confiáveis de intervenção dos equipamentos, podendo aplicar diferentes estratégias, ou seja, criando planos preventivos bem ajustados ou técnicas preditivas de monitoramento.

 

Não existe uma técnica padrão para gestão dos ativos, porque devem ser avaliados uma série de critérios para determinar a melhor estratégia, podendo ser ela preventiva , corretiva ou preditiva .

 

Na definição dos critérios de decisão é importante identificar que resultados são esperados pela manutenção. Compete aos gestores da organização estabelecer estes objetivos(SIQUEIRA, 2005).

03. CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

            As estratégias de gestão de manutenção apresentam diferentes formas de serem selecionadas, necessitando estudar uma série de critérios para obter os melhores resultados. Desta forma, é fundamental capacitar todas as pessoas envolvidas, desde a operação até mesmo aqueles que estão na alta gerência.

            Todos os processos de desenvolvimento de gestão requerem tempo para apresentarem os resultados esperados, portanto é fundamental que todos acreditem e se esforcem para alcançar os objetivos.

            A sistemática de planejamento da manutenção é fundamental para otimizar todos os recursos disponíveis, buscando padronizar as formas de execução e criando procedimentos de atividades específicas. O setor de planejamento e controle da manutenção deve ser estruturado, de forma que obtenham ferramentas para facilitar as consultas de históricos, ajustes de planos preventivos e pessoas qualificadas para explorarem os pontos chaves da manutenção.

            Para que o desenvolvimento deste processo apresente resultados positivos, é fundamental gerar indicadores, mostrando toda evolução que se obteve desde o período de implantação. Estes indicadores também servirão para apontar onde são os pontos que devem ser aplicados à melhoria contínua.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

04. REFERÊNCIAS

 

 

 

SIQUEIRA, lony P. de. Manutenção centrada na confiabilidade. 1º Ed. Cidade: Rio de Janeiro: Qualitymark, 2005.

 

SOUZA, Valdir Cardoso. Organização e gerencia da manutenção. 2° ed. Cidade: All Print, 2007.

 

SOUZA, Fernando. M. C. de. Decisões racionais em situações de incerteza. Recife: Ed.Universitária da UFPE,2002.

XAVIER, Julio Nascif. KARDEC, Alan. Função estratégica. 1° ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1998

 

ABRAMAN. lDisponivel em . Acesso em12 A. bril de 2011

 

 

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Autor: Ronald Bet


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