Educação do campo, currículo e práticas sociais nas comunidades do campo em medicilândia/pa




1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho com o tema Educação do campo, Currículo e Práticas Sociais nas Comunidades do campo em Medicilândia/PA tem como princípio refletir a realidade a partir das práticas educacionais no uso de suas atribuições e ensino no campo. Da mesma forma, confrontar as concepções metodológicas e currículo dentro do contexto social, econômica, político e religioso; para assim poder analisar a concepção de educação que se tem do campo em sua diversidade.
Ao deparar com situações precárias na educação; comunidades desassistidas pelo poder público; famílias carentes abandonando suas propriedades; entre outras, é importante analisar e pesquisar as causas de tantos problemas existentes na região camponesa de Medicilândia Pará. E nessa dinâmica o trabalho de pesquisa está pautado como objetivo geral: Entender a relação da prática pedagógica e seus reflexos no estágio contemplando os saberes acadêmicos dialogados no eixo Educação do Campo, Currículo e Práticas Sociais. Da mesma forma, contemplar os seguintes objetivos específicos; Contribuir para a construção do PPP da escola exercitando os fazeres aprendidos na disciplina de Didática; Exercitar a ação do planejamento na disciplina que atua em sala de aula; Intervir no processo de planejamento interdisciplinar na área de opção da Licenciatura Educação do CampoPROCAMPO; Socializar nas escolas/comunidades onde trabalham/moram e na qual será realizado o estágio docente seguido da construção do relatório, devolvendo o que observaram no 5º Tempo Comunidade.
O trabalho de pesquisa apresentado como tema "Educação do campo, Currículo e Práticas Sociais nas Comunidades do campo em Medicilândia/PA", será dividido em tópicos na qual segue com os seguintes passos: 1º Introdução; 2º Fundamentação teórica; 3º Metodologia aplicada na pesquisa; 4º Resultado e discussão; 5º Descrição da partilha dos saberes e 6º Considerações finais.
Nesse trabalho o leitor poderá fazer suas reflexões, bem como identificar a Educação do Campo como uma Política Pública. Da mesma forma, relacionar o currículo escolar dentro do contexto social, político, cultural, econômico e religioso em sua diversidade local e regional. O trabalho caracteriza uma discussão importante; o mesmo tratará das práticas educacionais no campo e a partir daí proporcionar uma construção coletiva onde Comunidade Local, Direção, Conselho 6 Escolar, Pais e Alunos somarão esforços e farão propostas para melhorias do ensino.
A proposta deste trabalho é também contribuir para uma construção coletiva do PPP (Projeto Político Pedagógico) da Escola Benjamim Constant, Comunidade São Francisco de Assis, vicinal do Km 85 Norte em Medicilândia/PA. A mesma não dispõe de nenhum PPP próprio, vem funcionando como anexo de escola urbana. E ao considerar que as comunidades e escolas do campo possuem suas especificidades, é notório as contradições no que diz respeito às informações contidas no PPP da cidade, que terminam por não contemplar a realidade rural. Por esse entre outros motivos está sendo discutida uma nova Proposta Política e Pedagógica para a referida escola.

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Autor: Agnaldo Fernandes Da Silva


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