Pesquisa de clima organizacional realizada na Farp Insdutria de Roupas Ltda na cidade de Itumbiara-GO



1. Introdução

 

O termo “Clima Organizacional” sempre foi utilizado para referir-se às influências do ambiente interno de trabalho sobre o comportamento humano. Na busca de um melhor conhecimento da dinâmica da vida organizacional, é importante determinar como indivíduos expostos a uma ampla série de estímulos têm percepções similares e atribuem significados semelhantes a aspectos importantes da vida organizacional que comporiam a base do clima organizacional. Podemos conceituar clima organizacional como significados partilhados por pessoas, ligados a um aspecto particular do trabalho.

Clima organizacional é definido por Teixeira (2002), como resultado das emoções, certamente muito influenciado pela cultura. Ele pode ser afetado por diferentes aspectos decorrentes do país ou da região onde se localiza a empresa, da natureza do negócio, dos valores da companhia ou dos seus indivíduos, pois os indivíduos e as equipes também influenciam a cultura organizacional.

Esta satisfação do trabalhador diante do seu trabalho foi uma das mais estudadas atitudes no trabalho no século XX, segundo Martins & Santos (2006), que afirmam ainda que aspectos como a fadiga e o salário influenciavam a satisfação e produtividade. Marins & Santos (2006), apontam também para a suspeita de que altos índices de insatisfação no trabalho possam produzir índices elevados de sofrimento mental podendo levar o trabalhador a desenvolver doenças ou síndromes relacionadas ao trabalho, como síndrome burnout, doenças cardíacas e alérgicas e estresse ocupacional. Causada por excesso de frustração ou fadiga, tensão emocional, esgotamento e falta de energia para lidar com a rotina profissional.

Segundo estudo de Santos (1999), uma melhor integração entre o indivíduo e o sistema, só ocorrerá com a criação de climas organizacionais que atendam às necessidades de caráter pessoal e institucional. O que trará efeitos significativos na motivação e satisfação individual, gerando uma melhor realização das tarefas e alcance dos objetivos das organizações.

Para que o trabalho seja produtivo, se faz necessário que o ambiente seja pacífico e prazeroso. Porém a realidade de muitas pessoas não é essa. Pressões aliadas à alta competitividade, trabalho em excesso e metas cada vez maiores que precisam ser superadas, tem sido constante no dia a dia dos trabalhadores.

 

2. Objetivo

 

O objetivo deste trabalho é o de realizar um diagnóstico da organização, abrangendo uma gama de variáveis organizacionais que possibilitem investigar a percepção da empresa quanto às condições gerais do trabalho. Oferecer subsídios na forma de sugestões e trabalho em grupo, para a implementação de medidas capazes de minimizar os problemas detectados.

 

3. Metodologia

 

Foi feito um estudo de Clima Organizacional na Farp Industria de Roupas LTDA em Itumbiara-GO, no mês de Janeiro de 2010, utilizando-se uma Escala de Medidas de Clima Organizacional validada e testada por uma equipe de psicólogos da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia-UFU. O artigo referente à escala foi publicado na Revista Psicologia: organizações e trabalho, v. 4, nº 1, pp. 37-60, jan/jun 2004.

A escala de Medida de Clima Organizacional é composta de 05 fatores, sendo eles: Primeiro fator“Apoio da chefia e da organização” que trata da existência de comportamentos de suporte afetivo, estrutural e operacional da chefia e da organização para com seus colaboradores no desempenho diário de suas atividades no trabalho; Segundo fator “Recompensa” que trata de conteúdo relativo às diversas formas de recompensas usadas pela empresa para premiar a qualidade, a produtividade, o esforço e o desempenho do trabalhador; Terceiro fator“Conforto físico” relacionado ao ambiente físico, a segurança e conforto proporcionado pela empresa aos funcionários; Quarto fator“Controle/pressão” que está relacionado ao controle e a pressão exercida pela empresa e pelos supervisores sobre o comportamento e desempenho dos funcionários; Quinto fator“Coesão entre colegas” que trata do trabalho em equipe e ao vínculo entre os colegas de trabalho.

Foi aplicado um questionário fechado, o qual foi entregue aos colaboradores para que os mesmos respondessem sozinhos aos itens, marcando suas respostas numa escala de cinco pontos, que variava de “1- discordo totalmente” à “5- concordo totalmente”. Este questionário continha todas as instruções de preenchimento, bem como a referência quanto ao sigilo das informações e visava a obtenção de dados que contribuíssem para detectar a percepção que os colaboradores tem do clima da empresa.

 

 

4. Características da Amostra

 

Foram respondidos 48 questionários por mulheres e homens de diferentes idades e graus de escolaridade.

 

5. Análise de respostas

 

As respostas obtidas através do questionário foram computadas e relacionadas quanto às freqüências e a média por fator.

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