A procura da musicalidade: uma reflexão sobre a educação musical



 

O discurso sobre a realidade do ensino-aprendizado de música, numa perspectiva universal, começa a se tornar potente. Uma vez que percebe-se uma preocupação maior de pesquisadores, instituições, músico-educadores engajados na disponibilização desta arte que nos faz mergulhar em mares desconhecidos.

Acontece que há uma certa resistência, eu diria, histórica, para que se firme de fato uma prática educativa neste sentido. E, neste sentido, precisamos parar entender o porquê de tal empecilho. A sociedade como entidade cultural e histórica, por causa das transformações que sofre, sensibiliza-se nesta ou naquela direção; e sendo seus constituintes nós seres humanos, temos que, de certa forma, nos deixar levar para tais direções.

A arte de transformar os sons em melodias que informam nossos sentimentos, pensamentos, estética; me parece ter sido um tanto prejudicada por esta apreensão objetiva do real. A comunidade de Caçarema, onde vivo, trás consigo uma musicalidade não de agora, e esqueceu de compartilhar neste presente com a sua descendência. Mas ela está lá esperando pelo despreendimento, pela libertação de sua alma sonora.

Uma das entidades capazes de contribuir na libertação dos sons presos no porão da sociedade caçaremense chama-se Escola Esadual José Patrício da Silveira, que tem capacidade de fazer com que os seus alunos deem a sua contribuição crítica à sociedade. A arte eterna deveria ser melhor apreciada por esta instituição. Os professores e professoras poderiam deixar-se levar pelo colorido dos sons, e não menos que isso também, um possível educador ou educadora musical seria indispensável

A comunidade precisa reconhecer que a música tem na sua própria expressão uma contribuição muito grande, que precisa ser melhor aguçada. E a diversidade musical de hoje não pode de forma alguma ficar distante deste possível envolvimento maior com a arte. O espaço intermediário que keith swanwvik falou precisa ser vivenciado com maior qualidade.

 


Autor: Uarlei Moisés De Oliveira


Artigos Relacionados


Musicalização Lúdica

A Música A Serviço De Deus

Reflexões Sobre A Obrigatoriedade Do Ensino De Música

O Meu TÃo Seu: A Atividade Enunciativa Na CriaÇÃo Musical ContemporÂnea

Evolução Da Música Na Educação

Notas, Ritmos E Melodias: Música Na Escola, Agora é Lei.

Músicas Românticas