Relação professor-aluno na sala de aula
DANIELLA LEITE DE ALMEIDA
(Graduada em Pedagogia)
Resumo : A relação professor-aluno é de suma importância no conteúdo escolar , nesse sentido o professor tem o compromisso de ajudar e orientar o aluno , visando o aprender com significado , havendo assim em relacionamento envolvendo professor e aluno.
Palavras-chave : Relação professor-aluno , ensino-aprendizagem.
Os processos de ensino e aprendizagem são satisfatórios quando estabelece uma conexão , uma sintonia entre o professor e os alunos em sala de aula , tendo assim uma cumplicidade para ambos.
A relação entre professor e aluno deve ser dinâmica como deve ser qualquer relação entre os seres humanos.Na sala de aula , o aluno é um agente ativo , onde é capaz de pensar , refletir e discutir suas ideias , posições e é pertinente que o professor dê liberdade aos alunos em sala de aula , proporcionando debates , trabalho em grupo , incentivando aos alunos a se conhecerem melhor , assim : “O professor não será um muro instrutor , mas oferecerá a seus alunos oportunidades para que aprendam de maneira livre e responsável mais que aprender conteúdos acabados , os alunos aprenderão a aprender”. (Pillet , 1988 , pag. 101).
Portanto é de fundamental importância a valorização da auto estima na relação professor-aluno , e não a supervalorização de intelecto na educação , pois para alguns professores o aluno inteligente é aquele que tira notas altas e não vê que , não é só isso que interessa no aprendizado , mais todo um processo de auto-sistema e amor na relação professor-aluno.