Marketing 3.0: a terceira onda



Em seu mais recente livro sobre a nova tendência do marketing, o Professor Philip Kotler descreve o que chama de Marketing 3.0. De acordo com o autor, a primeira onda do marketing (Marketing 1.0) estava centrada no produto. A essa época, o mundo vivia a era industrial, quando a tecnologia estava em grande parte relacionada ao maquinário na planta de produção. Assim, o papel do marketing consistia em vender produtos padronizados manufaturados em grandes escalas de produção.

A segunda onda do marketing (Marketing 2.0) veio com a era da informação. Os consumidores passaram a ser vistos como pessoas bem informadas, que poderiam facilmente comparar ofertas de produtos similares. O valor do produto passou a ser definido pelos consumidores. Na terceira onda do marketing (Marketing 3.0), o alvo também é o consumidor, mas com uma nova abordagem. Agora, o marketing deve considerar os valores, as aspirações e o espírito do consumidor. A tarefa do marketing, portanto, é mais emocional. Os profissionais do marketing precisam de um conhecimento mais profundo sobre o consumidor, o seu ambiente e a sua rede de relacionamentos.

De acordo com John Hamm, em matéria para o jornal Finantial Times, o marketing da terceira onda precisa de uma quantidade muito grande de informações para entender os clientes. Segundo o analista, 50% dos novos produtos lançados hoje no mercado não são aceitos pelos consumidores. Isto pode ser um indicador de uma falta de sintonia entre a estratégia de venda das empresas e as expectativas dos consumidores. Algumas empresas líderes, como Siemens, Procter & Gamble e Airbus já incorporaram tecnologias de colaboração, através das quais os consumidores, diretamente, influenciam as características dos produtos e serviços. Nesse cenário, é de grande importância o papel das redes sociais dando um feedback para captação das aspirações dos clientes. Portanto, espera-se que cada vez mais os consumidores ditem os padrões da indústria na era do Marketing 3.0.

Ricardo Chaves

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Autor: Ricardo Chaves Lima


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