Habilidades de liderança necessárias para o docente do ensino superior em enfermagem



RESUMO

Partindo do princípio de que o líder é um formador e a função básica do docente é formar pessoas, liderança e docência podem caminhar juntas. Neste artigo buscamos retratar a importância da liderança em sala de aula. O objetivo deste trabalho é definir fatores importantes para o processo de formação do líder docente, no meio universitário, como conhecimento de processos teóricos sobre liderança que aplicados à prática levem à transformação do desempenho profissional do docente universitário; entendimento do conceito de liderança a partir do estudo de literatura especializada sobre o assunto; compreensão do significado das habilidades de liderança e identificação da sua importância no processo de trabalho do docente do ensino superior de enfermagem. Para tanto foi promovida uma pesquisa de campo com questionários, tendo os docentes universitários em graduação em enfermagem como sujeitos pesquisados de uma faculdade privada no interior do estado de São Paulo. Finalizamos a pesquisa com a verificação e analise dos resultados alcançados. Dada a importância da prática docente na formação de acadêmicos, procura-se refletir a prática pedagógica do ensino superior. O estudo sobre o desenvolvimento das habilidades de liderança para a prática docente contribuirá para a capacitação do docente em liderança.
PALAVRAS CHAVE: liderança, docente, habilidades

Download do artigo
Autor: Daniela Canedo Da Silva


Artigos Relacionados


A Formação Docente Como Prática Educativa De Qualidade No Ensino Da Arte

Conhecendo O Papel Do Professor No Processo Ensino Aprendizagem

Principais Dificuldades Do Processo De Ensino Aprendizagem Em Química – Contribuições Para Formação Docente

Projeto De Pesquisa Sobre: Avaliação Docente Do Curso De Matemática Do Campus Universitário De Miracema Do Tocantins – Unitins

A Prática Pedagógica Interdisciplinar E A Formação Docente

Práticas De Relacionamento Em Sala De Aula

Sugestões Metodológicas Para O Ensino Da Língua Inglesa