República de Platão



Obra: A república de Platão

 A Partir das minhas observações, a obra é escrita por Platão(filosofo grego), e é um texto narrado em primeira pessoa.

O tema central da obra é justiça, desenvolvendo as questões: “O Que é Justiça? Para que serve? Vale a pena ser justo? Há diferença entre o justo e o injusto? O justo pertence ao bem?” - Essas são as questões iniciais, no qual os filósofos responde de maneira afirmativa: Sim, é melhor ser justo! Aderindo a um assunto importante dentro da obra.

Na narrativa é elaborado um diálogo entre Sócrates e seus discípulos, para encontrar respostas na base da filosofia, onde a reflexão fala mais que a razão, investigando a política e a arte.

No decorrer da obra, eu percebi que em diversos capítulos houve a idéia de dedicação a toda estrutura da cidade para que fosse possível que esta fosse governada por filósofos, para que a justiça seja feita!

E no assunto sobre implementação de regimes políticos, não deixa de ser importante fonte de reflexão no texto, usando como fator, análise das formas de governo ou seja pontos fundamentais que surgirão aos olhos dos leitores.

A partir disso cheguei a conclusão, que a forma de diálogo é bastante cansativa, sendo que só as falas de Sócrates tem conteúdos, e o restante são apenas complementares e sem fundamento, mas que não elimina o foco da narrativa que é: JUSTIÇA.

Leticia Mariane de Brito Brandão


Autor: Leticia Mariane De Brito Brandão


Artigos Relacionados


A Ideia De Justiça

Estado E EducaÇÃo Em PlatÃo

O CurrÍculo Do FilÓsofo Segundo O Livro Vi Da RepÚblica

O Banquete: Uma Leitura Aos Confins Da Filosofia

Platão

Justiça Social X Realidade Social

Caminho Da Alma Em Platão