Filósofos pré-socráticos
São filósofos que nasceram, em sua maioria, antes de Sócrates. Com Sócrates e os sofistas inaugura-se uma nova temática na filosofia: dos problemas cosmológicos (física, química, biologia) para os antropológicos (ética e política).
Tales foi o primeiro filósofo da história pois, segundo Aristóteles, foi o primeiro a dar uma resposta racional (sem recorrer a mitos) para a pergunta mais comum de seu tempo: qual era o elemento que dava origem a todas as coisas?
Respostas dos Pré-socráticos:
TALES DE MILETO: da escola Jônica, foi grande matemático e o primeiro filósofo; identificou a água como arché. ANAXIMANDRO DE MILETO: da escola jônica, disse que o arché era o apeíron (infinito). Seu discípulo, ANAXÍMENES definiu o ar como arché. PITÁGORAS DE SAMOS, da escola pitagórica, matemático, definiu o termo “filósofo”, e o arché eram os números. XENÓFANES DE CÓLOFON, da escola eleática, crítico de Homero, foi base para “A República” de Platão. HERÁCLITO DE ÉFESO, da escola jônica, defendeu a ideia do fluxo contínuo, uma guerra eterna entre os contrários. PARMÊNIDES DE ELEIA, da escola eleata, disse que somente a razão fornece conhecimento sobre a natureza. ZENÃO DE ELEIA, da escola eleata, discípulo de Parmênides, desenvolveu uma série de paradoxos a fim de provar a inexistência do movimento. EMPÉDOCLES DE AGRIGENTO, da escola jônica, se referiu aos quatro elementos 9fogo, terra, água, ar) como componentes do todo. ANAXÁGORAS DE CLAZÔMENA, da escola eleata, disse que tudo na vida depende de sementes, o nous. DEMÓCRITO DE ABDERA, da escola atômica, disse que átomos são pequenas partículas indivisíveis que se unem e separam formand todas as coisas.
Eram quatro escolas filosóficas do período pré-socrático: jônica (primeiros a buscarem o arché), pitagórica (números eram o arché), eleata (defendiam os quatro elementos – fogo, terra, água, ar- e sua ralação de união e separação conforme amor e ódio) e atomistas (acreditavam em átomos).
Autor: Andressa S. Silva
Artigos Relacionados
Vento
15 De Outubro
Poesia
A Destinação Da Sabedoria
Minha InfÂncia
Mulher Ii
Desilusão