História da filosofia em uma aula



HISTÓRIA DA FILOSOFIA

            FILOSOFIA ANTIGA: Ocorreu do século VIII AC até o século VIII dC, principalmente na Grécia, Império Romano e Norte da África. Os principais problemas estudados eram os cosmológicos (com os filósofos pré-socráticos) e antropológicos (com os filósofos socráticos). Buscavam a Felicidade. As principais escolas eram o Cinismo de Diógenes, o Epicurismo de Epicuro e o Estoicismo de Zenão de Cício. Os grandes filósofos deste período foram: Platão, Sócrates, Aristóteles, Tales, Zenão, Demócrito, Pitágoras, etc.

            FILOSOFIA MEDIEVAL: Ocorreu do século VIII dC ao século XIV dC, principalmente na Europa e Norte da África. Iniciaram-se os movimentos da Patrística e Escolástica. Questionavam a validade da Razão X Teologia (cristãos); os judeus estudavam medicina e leis e os muçulmanos as letras. A principal escola da época era o Ceticismo e os principais filósofos deste período foram: Cristãos: São Tomás, Santo Agostinho e Guilherme de Ockhan. Muçulmanos: Avicenas, Averroes e Al-Farabi, Judeus: Maimonides, Gabirol.

       FILOSOFIA MODERNA: Ocorreu do século XIV ao século XVIII dC, principalmente na Europa, aproximadamente paralelo ao protestantismo. Questionavam sobre o homem racional e livre, houve o início das questões científicas. As principais escolas eram o Criticismo de Kant, o Empirismo de Locke e o Ceticismo. Os principais filósofos deste período foram: Descartes, Galileu, Copérnico, Keppler, Kant, Comte, Hume, Rousseau.

            FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA: Ocorre do século XVIII dC até os dias de hoje, de maneira global. Iniciou-se com a Revolução Francesa e fortaleceu-se com a Revolução Industrial. Questiona as relações ente homem X tecnologia, ética X ciências. Os grandes filósofos deste período são: Marx, Sartre, Kiekergaard, Arendt, Nietzsche, Aranha, Chauí, Ribeiro, Giraldelli. Há acesso e discussão acerca de todas as escolas anteriores, com o acréscimo das escolas que surgiram neste período, como a fenomenologia e o existencialismo.

            QUESTÕES:

1-    Diferencie problemas Cosmológicos e Antropológicos.

2-   O que defende o ceticismo e por quê era freqüente na filosofia medieval?

3-   Por quê na Filosofia moderna questionavam o homem racional e livre?

4-   Por quê na Filosofia contemporânea pesquisam as relações entre homem e tecnologia?

5-   Diferencie a aquisição do conhecimento segundo o empirismo, ceticismo e criticismo.

            


Autor: Andressa S. Silva


Artigos Relacionados


Ja Ta Na Hora

15 De Outubro

A Destinação Da Sabedoria

Mulher Ii

Poesia

Minha InfÂncia

Solidão