Currículos e programas



BELO HORIZONTE - MG 2012

A construção dos currículos e programas das escolas do Brasil sofreu grande influência externa. O que acarretou a construção vertical, dominadas por ideias e modelos de transferência de conhecimento e conteúdos não adequados a realidade brasileira.
Não existe um consenso entre os autores sobre qual a melhor forma de se montar um currículo escolar nem qual é o seu objetivo e tão pouco as consequências da influencia externa na construção dos currículos escolares brasileiros. A grande questão é: como avaliar um currículo escolar? Para entender a evolução dos currículos escolares no Brasil é essencial analisar suas origens e seu desenvolvimento. A partir do século XX, meados anos 20 e 30, é que se começa a organizar os currículos escolares brasileiros a partir da implantação das universidades.
Muito também em função das transformações econômicas, sociais, políticas e ideológicas ocorridas no final do século XIX e inicio do século XX. Segundo Moreira (1990, p.81) "A literatura pedagógica da época refletia as ideias propostas por autores americanos associados ao pragmatismo e às teorias elaboradas por diversos autores europeus". Porém, o Brasil adotou uma postura mais tecnicista baseado no sistema educacional norte americano...

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Autor: Emilio Prado Da Fonseca


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