Introdução ao planejamento estratégico



Planejamento Estratégico (Em 10 Minutos)

 

- Introdução

- Definição

- Fases do planejamento estratégico:

a) Missão  – Visão - Valores

b) Clientes e Mercado (Vantagens competitivas)

c) Produtos e Serviços

d) Desempenho, Metas e Ferramentas (Seleção de estratégias)

 

Planejamento Estratégico

INTRODUÇÃO

Imagine que a Terra seja a Administração de Empresas e Negócios ou uma empresa.

Sabemos que 70% da superfície da terra é composta de água os outros 30 % dos continentes ou seja “terra”, podemos também dizer que  2/3 do planeta são cobertos de água, logo podemos afirmar que tudo que existe de terra na terra está sob a água.

Muito bem, chegamos na definição do que é o planejamento Estratégico em uma empresa, trata-se da água do planeta, os 30 % de terra equivalem a Custos, Marketing, Atendimento ao cliente, Metas, Financeiro, Inteligência de Mercado, Concorrência, Economia, inteligência Emocional, Logística, Métodos e Processos,Estrutura organizacional,  Contabilidade, Faturamento, Investimento inicial, Capital Humano, Gestão, Liderança, Qualidade,

E finalmente : Experiência no ramo x Sorte.

Será que existe sorte em negócios ?

O que vocês acham ?

Estar no lugar certo na hora certa !!!!!!!! 

Existe mas não persiste.

 


 

DEFINIÇÃO

Estratégia é a seleção dos meios, de qualquer natureza, empregados para realizar objetivos. Administração Estratégica é o processo que compreende planejamento, implementação e controle da execução da estratégia. (Uma das ferramentas mais conhecidas e praticadas de análise ou avaliação de um planejamento - PDCA - (Plan, do, check, action) (Planejar, Executar, Checar, Corrigir)

Autor:Antonio Cesar Amaru Maxininiano, Livro Introdução à Administração .

 

Segundo Philip Kotler, (Pai do Marketing) "o planejamento estratégico e uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção  a ser seguida pela organização, visando maior grau de interação com o ambiente"

 

Algumas frases de Kotler:

- Se não planejar, está planejando fracassar

 

- Gasta-se mais tempo na preparação (planejamento) de planos do que em sua execução”,

 

- Tudo muda com tanta rapidez, que pode ser que seu plano seja aproveitado em apenas 40%, por isso deve sempre ser revisto.

 

- Para planejar devemos considerar o que já aconteceu, o que está acontecendo e o que pode acontecer.

 

- FASES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Missão, Visão e Valores

                a) – Missão

A Missão estabelece o propósito ou as razões da existência da empresa, não só do ponto de vista de sua utilidade para os clientes e necessidades de mercado, mas também dos seus desejos e realizações.

Algumas perguntas devem ser feitas antes de criar a missão.

- Por que existo ? ou existirei ?

- Qual a utilidade para os clientes ?

- Em qual negócio estamos ?

- A que necessidades estamos atendendo ?

- Que papéis estamos cumprindo ?

Comentário: Certamente poderíamos nos aprofundarmos na missão para selecionar nossos colaboradores, de forma que os mesmos se identifiquem com as características da empresa e do motivo de sua existência.

 

                b) – Visão

A Visão estabelece os propósitos, objetivos e metas a serem atingidas de forma global, mercadológica e deve ser  mensurável através da percepção dos clientes e dos resultados da empresa a médio prazo.

Novas perguntas devem ser feitas antes de criar a Visão, porém baseadas no motivo da existência da empresa, ou seja, baseadas na Missão.

- Aonde pretendo chegar com o meu negócio ?

- Em que patamar de mercado está o meu principal concorrente ?

- O que devo fazer para superar ou igualar o meu concorrente ?

- O que posso fazer para surpreender meu cliente ?

Comentário: Certamente para fazer com que a visão a empresa possui do futuro seja perceptível e reconhecida, devemos criar ferramentas para medir e avaliar os resultados, com isso voltamos por exemplo ao PDCA (planejar, executar, checar e corrigir).

 

c) – Valores

Os valores de uma empresa, espelham-se nos  valores do proprietário em relação ao seu negócio e igualmente  estabelece a relação com os clientes, assim como reforçam a.visão e missão da empresa.

Devemos tomar muito cuidado ao definirmos os valores de uma empresa, principalmente, pelo fato de que “valores” são qualidades de fácil percepção ao cliente e que devem ser exercitados e praticados no dia a dia.

 

CLIENTES E MERCADO (Vantagens Competitivas - Marketing)

Clientes são, a principal fonte de existência de uma empresa e por isso devemos buscar entender as necessidades que movem nossos futuros ou atuais clientes.

Vantagens competitivas são fatores que contribuem para que um produto, serviço ou empresa tenha sucesso em relação aos concorrentes.

(Mercado x Concorrência x Vantagens competitivas) = preferências dos clientes

Uma empresa pode crescer ou fechar dependendo da estratégia com relação aos serviços e produtos oferecidos aos clientes e principalmente pelo nível e quantidade de concorrentes que temos na mesma região.

Outros fatores que influenciarão sua empresa, será a análise demográfica, geo gráfica, econômica, tecnológica, regulamentação/leis.

Pode se fazer algumas perguntas:

- Qual a faixa etária dos meus clientes? Qual o percentual dessa faixa etária na região?

- Qual o perfil, hábitos e costumes,estilo de vida, renda, nível cultural dos meus clientes ?

- Quantos concorrentes eu tenho em um raio de 10 Km ou mais?

- Quais Ameaças globais existem na economia,

- Que ameaças são inerentes ao meu negócio especificamente

- Possuo capital suficiente (Liquidez) para financiar a compra do meu cliente ?

- Possuo parceiros que me proporcionem vantagens e benefícios aos meus clientes.

- Benchmarking: Pontos fracos e fortes da minha empresa e do concorrente.

 

PRODUTOS E SERVIÇOS

Clientes são, a principal fonte de existência de uma empresa, mas não esqueçamos o motivo pelo qual a empresa é procurada: Produtos e Serviços.

Ao terminarmos a definição de Missão, Visão e Valores, teremos a certeza de que os produtos ou serviços que a empresa vai oferecer atende as expectativas dos clientes e no mínimo pode ser comparável aos produtos e serviços dos nossos concorrentes (Benchmarking), principalmente se tivermos um público específico e diferente do nosso concorrente.

Importante destacar, que devemos criar ferramentas de forma a mensurar (quantitativamente) a relação de serviços e produtos x clientes, para que a empresa possa identificar a participação desses serviços e produtos nas vendas e faturamento da empresa, assim como avaliar o lucro em cada produto e serviço.

Ao fazer a análise acima, automaticamente você estará fazendo uma análise de portfólio e de unidade de negócio, podendo utilizar como ferramenta a matriz BCG.

Estrela: Produtos ou unidades de negócio com:  elevado crescimento / elevada participação de mercado / elevado  faturamento e lucro, são ganhadores de dinheiro: Carro chefe. (HD )

Vaca Leiteira: Produtos ou unidades de negócio com: pequenas taxas de crescimento / boa participação de mercado estabilizado / bom faturamento, bom lucro e não necessitam de grandes investimentos. (TV Premium)

Em questionamento: Produtos ou unidades de negócio com:  baixa participação de mercado com alto potencial de crescimento, mas necessita de altos investimentos de forma que o retorno ainda é incerto (embora planejado), normalmente produto novo no mercado.(HD Master)

Abacaxi: Produtos ou unidades de negócio com:  baixa participação de mercado, baixo potencial de crescimento, precisam de dinheiro para sobreviver e margem de lucro baixo, não sendo atrativo para investimentos. (TV paga com maioria de canais abertos)

Exercícios: Busquem por favor trazer para próxima aula um exemplo de de produtos pertencentes a cada quadrante.

 

METAS, DESEMPENHO E FERRAMENTAS (Seleção de Estratégias)

Com base no planejamento feito até aqui, certamente a empresa conseguirá criar metas claras e prazos para que elas se concretizem. Importante ressaltar que todas as metas centrais da empresa, devem ser descentralizadas para cada departamento, avaliando como e quais metas devem ter cada departamento de forma a contribuir com os resultados globais da empresa, conseqüentemente as metas serão de conhecimento de todos

Certamente só conseguimos avaliar o desempenho da empresa, mediante mensuração dos resultados (Metas atingidas), por exemplo,  no departamento de custo (Nível de redução do custo de fabricação), Compras (Redução dos preços de matérias-primas), Logística (Redução do tempo de entrega), RH (Criação de plano de carreira e participação nos lucros por resultados), a soma de todas as metas atingida por departamento, contribuirão para a meta global da empresa.ou seja, avaliando o  das metas e criando.

A estratégia e metas  a serem utilizadas, vai depender exatamente do que a empresa identificou como “FOCO” a ser melhorado na empresa como um todo. Pode ser que o foco e objetivos, seja ter o menos preço praticado no mercado, ou ser reconhecido pela qualidade,limpeza, Rapidez na entrega.

Para cada estratégia ou foco utilizado, pode-se determinar uma ou mais ferramentas de: Acompanhamento (PDCA) , Medição (gráficos de PPM, Devolução, Garantia, Faturamento), mudança comportamental (5S ), Motivação (participação nos lucros por resultados, benefícios), Capacitação (cursos e treinamentos específicos), Capital (Aumento nos prazos de pagamento dos fornecedores), comunicação com o cliente (Jornais, Revistas especializadas, Mala Direta, catálogos, Internet).

 

 

Conclusão:

A empresa, pode ao criar o modelo de Missão, Visão e Valores, determinar que cada departamento faça o seu plano estratégico departamental, inclusive metas e posteriormente se faça um plano marketing/mercadológico de forma a avaliar a como atingir os objetivos da empresa.


Autor: Junio Mattos


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