Ser mãe



Ser mãe

 

Analise de comportamento é algo intrinco, pois posso observar o ser humano e o seu contexto, algo inato ao meu olhar. Estudamos sobre esse assunto vejo um tema que atualmente chama atenção, a maternidade, isso que dizer a ligação da mãe com seu filho. O que é mesmo ser mãe? Algo descrito pelos religiosos como sagrado, sublime, de amor incondicional, próximo assim do amor de Deus ao filho! Será? Essa é a dúvida que tenho.

 Analisando certo comportamento de mulheres sobre a função de ser mãe percebo que essas definições estão errônias, pois o amor de mãe ao seu filho também tem seus momentos desespero, medos, angústias e conflitos. Pensando desse jeito podemos chegar a pensar de forma diferente sobre esse amor materno, são essas idéias que na sua maioria fazem mãe errarem na educação ao filho.

Esquecemos que antes de ser mãe somos mulheres com todos os nossos processos internos e externos de um ser humano, pois temos dores na alma, problemas mal resolvidos internamente, sentimentos negativos, vaidade exacerbada, ciúmes, frustrações e muitas vezes até uma infância difícil, não estou querendo com isso dizer que não podemos superar tudo isso, claro que sim! Só devemos primeiro assumir para nos todas essas lacunas.

Na sociedade contemporânea precisamos ser seres humanos com autonomia, ideais de vida, verdadeiros, com os sentimentos, mas como fazer isso? O ser que nos alimenta e gera no útero por nove meses, se muitas vezes não nos permiti? Necessitamos de mulheres tendo consciência do poder de uma mãe sobre seu filho e tendo a verdade esclarecida, teremos mulheres, mães não mais acreditando no significado citado no inicio do texto, mas sabendo que somos seres ainda em busca da perfeição, então, assim passivas de erro como qualquer outro ser humano.


Autor: Leandra Gonçalves Barreto


Artigos Relacionados


Ser Mãe

Homenagem As MÃes

Uma Homenagem As MÃes Brasileiras

As Fases Do Amor

Divino Ser

Amar Uma Mulher

Amor