Evolução da música na educação



Evolução da música na Educação

Autora: Mara Pereira da Silva

 

Examinando a evolução da música através dos tempos, constatamos que já os filósofos gregos se interessavam por sua função no desenvolvimento integral do homem. Vera Lúcia Pessagno Bréscia diz que :

 

Na Grécia antiga dava-se particular ênfase à educação musical, que fazia parte de um conjunto essencial de um currículo composto de ginástica, gramática ( entendida esta como educação intelectual ) e música.(Bréscia,2003, P.76)

 

Para Platão, a música era uma forma de arte que poderia causar mais fascínio no espírito humano, influenciando positiva ou negativamente o comportamento moral e a mesma deveria ser utilizada desde a infância.

Na história da educação, existem vários pensadores que deram grande importância ao papel da música na formação do ser humano. Pestalozzi,que valorizou  a utilização das canções nacionais,e Froebel conhecido como o iniciador dos Jardins da Infância,era um incentivador tanto das mães como dos filhos, para ele a arte deveria chegar as crianças por meio do canto, das práticas de pintura e de modelagem.

O movimento da escola nova trazido ao Brasil por John Dewei,influenciou inúmeros brasileiros, para ele a educação deveria ter uma função democrática de igualar as oportunidades.

Maria Montessori, educadora italiana, como Piaget elaborou uma teoria científica de desenvolvimento infantil. Para ela, o ensino deve ser ativo, sua preocupação era com o desenvolvimento da discriminação auditiva e do ritmo, levando em consideração a livre expressão da criança.

Jacques Dalcrose foi muito valorizado através de sua obra o movimento corporal, tinha o ritmo como base musical, via vivência corporal sendo o fundador da “Eurritmia”, ele foi considerado o verdadeiro pai do ensino renovador de música influenciando diversos educadores brasileiros.

Ao falar do método de Jacques Dalcrose,Suely Ferreira(2001) diz:

 

Esse método propõe o estímulo da livre expressão da criança incentivando-a a criar ritmos, melodias, movimentos simples e coreografias. Além dos movimentos corporais, apóia-se no treino do solfejo e da improvisação.( Ferreira,2001 P.89)

 

No Brasil, são marcantes as contribuições de outros métodos de educação  musical estrangeiros no ensino da música como Zoltan Kodály, que utiliza a voz como instrumento e Orff que apresenta seu próprio instrumento musical.

Para Ferreira(2001), sobre o  Método de Kodaly diz que:”Leva em conta a relação entre os sons e não a altura absoluta deles, visando a desenvolver automatismos o mais rápido possível”P.89. Seu método convenciona invenções particulares e grupais. E sobre Carl Orff fala que o método “ propaga a idéia de que a música deve ser trabalhada para todos e não somente para aqueles com especial tendência”P.90.

Os estrangeiros influenciaram o surgimento de métodos brasileiros como o de Liddy Mignone (Bandinha rítmica) e do  Gazzi de Sá Pereira que  ensinava o solfejo através de uma escada humana  e que trabalhava principalmente com pianistas.e villa Lobos com o Canto Orfeônico.

E na segunda metade do século XX, após a segunda guerra mundial com o surgimento do pensamento libertário (a aleatoriedade e os processos de criação ganham espaço), aparece uma proposta de musicalização na linha contemporânea que leva a prática musical chamada Oficina de música.

Na proposta de trabalho da Oficina de Música, qualquer som organizado para estruturar a linguagem musical é som musical, proporciona a aprendizagem através da experiência, descoberta, pesquisa e exploração do fato musical.

Outra proposta que surge é a "Paisagem Sonora" de Murray Shaffer, onde ele suger ao ser humano ouvir sons da natureza e das maquinas,para ele o mundo é uma orquestra de sons.

E outro método que vem sendo utilizado na Educação musical, é brasileiro,conhecido como "o passo",  feito por Lucas Ciavvata, baseado em ritmos brasileiros, que utiliza o corpo como um agente prepulsor de som e atualmente vem sendo utilizado no Brasil e no exterior.

 

Se a música for utilizada de maneira adequada, ela poderá ampliar o acréscimo lingüístico, estimular à criatividade e ocasionar inúmeros benefícios a criança, caso contrário,poderá transforma-se num “fazer por fazer”, desestimulando o desenvolvimento infantil.

 

Acredita-se que é muito mais válido e acelerado o aprendizado através da música, pois a mesma é um meio contagiante de chegar-se a interação, o qual se apresenta com o poder de contagiar não somente um determinado lado ou aspecto, mas o de atingir o ser humano por completo.

 

 

 


Autor: Mara Pereira Da Silva


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