Responsabilidade social na percepção da comunidade: estudo de caso na empresa SESI / SE



No momento atual vem surgindo uma nova sociedade que anseia novas preocupações, estas com um mundo mais consciente e responsável. Dentro deste universo encontram-se as empresas, principais pontes entre responsabilidade e comunicação com o cliente e consumidor. Este processo de transformação vem trazendo benefícios não somente à organização, mas também ao cliente cada vez mais preocupado com o futuro do seu meio. Com isto, o presente trabalho vem buscar quais vantagens e benefícios são percebidos pela comunidade situada em torno à empresa SESI/SE das unidades Centro Educacional Sesinho e no Clube do Trabalhador ambos localizados no Bairro Industrial de Aracaju/SE, no qual são apresentados ações de responsabilidade social com essa comunidade um pouco mais carente. A pesquisa tem caráter quantitava e descritiva-exploratória, estruturou-se uma revisão da literatura que enfocam tópicos relacionados a um breve histórico-conceitual da responsabilidade social, suas ações e visões, o envolvimentos dos stakeholders nestas ações, suas vantagens e normas estabelecidas nas práticas de responsabilidade social. Foi aplicado um questionário em uma amostra de 50 usuários dos serviços do SESI/SE. Assim procurou identificar o perfil socioeconômico dos clientes, analisar qual o conhecimento acerca do tema Responsabilidade Social e o nível de conhecimento a respeito das ações sociais praticadas pela instituição. Verificou-se que a percepção das ações sociais por parte dos usuários, implementadas pela empresa analisada, é satisfatória visto que, colabora para o crescimento da comunidade, no entanto, ao fim da pesquisa recomenda-se um trabalho mais intenso com um número maior de envolvidos, uma equipe que se interesse em saber quais os serviços do SESI/SE não está atingindo a necessidade da população e um setor que mostre os retornos causados pelas utilizações dos serviços oferecidos na comunidade. Tal fato foi percebido através das médias encontradas nas variáveis analisadas que demonstraram a necessidade de um trabalho mais intenso por parte da instituição estudada.

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Autor: Ana Paula Da Hora Oliveira


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