Como utilizar o FGTS para comprar meu imóvel?



O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, famoso pela sigla FGTS, pode ser mais útil do que muita gente pensa. O recurso pode ser utilizado para compra ou dar entrada em aquisição de veículos, bens móveis e até na realização do sonho da casa própria, tanto no caso de imóvel residencial urbano concluído quanto na construção de imóvel residencial urbano. No entanto, muita gente prefere usar o FGTS, recurso cedido a trabalhadores demitidos sem justa causa, para comprar apartamentos, inclusive na planta.

O FGTS também pode ser usado quando do lançamento de imóveis em Curitiba, já que a capital paranaense é todo ano palco de novas opções de casas e apartamentos construídos ou reformados que podem ser adquiridos de acordo com o FGTS. Com tantas opções boas de imóveis, a cidade é um cenário atraente para o mercado imobiliário, e o fundo de garantia pode ajudar quem não tem capital de giro para poder, pelo menos, dar uma entrada no imóvel dos sonhos.

Por isso é importante ficar sempre atento aos lançamentos de imóveis, especialmente nas condições de pagamento de cada opção de nova casa ou apartamento. Com o FGTS é possível que se pague parcial ou totalmente o preço de aquisição de imóvel ou o pagamento de um lance, através de carta de crédito ou consórcio imobiliário. Em se tratando de consórcio de imóveis Curitiba também guarda diversas opções para quem quer utilizar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço para este fim.

Quem quer construir o imóvel residencial urbano também pode contar com a quantia reservada no FGTS. Nesse caso, o recurso pode servir como financiamento da construção do imóvel ou como parte (ou valor total) dos recursos próprios de quem quer construir o imóvel. Em todos os casos, o trabalhador que quiser saber quanto tem de reserva no FGTS, como pode requisitá-lo, retirá-lo e investir no imóvel próprio deve procurar a Caixa Econômica Federal para que o banco possa fornecer o estudo da conta do FGTS e onde ele é aplicável, em cada caso específico. Com essas informações na mão, chegou a hora de realizar o grande sonho. Boa sorte nessa nova empreitada!


Autor: Joana Marques Pires


Artigos Relacionados


Conheça As Principais Formas De Pagar Por Um Imóvel

Mudanças Nas Regras De Financiamento Pela Caixa Facilitam A Compra De Imóveis

Tradicional Feira De Imóveis Do Paraná Chega Mais Uma Vez Em Curitiba

Fgts Do Pai Para Comprar Imovel Do Filho

Como Funcionam Os Consórcios De Imóveis?

ImÓveis: Escritura, Registro E Itbi

Diferentes Tipos De Imóveis Residenciais