O Início Da Vida Escolar



Desde o nascimento, a criança possui um contato afetivo exclusivo, com seus pais e parentes, sendo o centro das atenções no conforto do seu lar, mas em um determinado momento estes pais ou responsáveis se colocam diante da necessidade do retorno ao trabalho ou de umapercepção que indica que é hora do seu filho explorar outros ambientes que não sejamapenas o seu lar, a pracinha, a praia e a casa da vovó. E é esse momento que desperta a necessidade de conhecer os espaços educativos que hoje oferecem mais que um local de brincadeiras e passatempo, oferece oportunidade de desenvolvimento das suas capacidades, estimulando o seu crescimento intelectual e criativo.

Chegou a hora! Já encontrou o espaço adequado que corresponda a suas necessidades?

(A Escola de Educação Infantil), promove um atendimento pedagógico para crianças de 0 a 6 anos de idade em seus aspectos físicos,psicológico e cognitivo, na perspectiva das interações sociais, estando assim qualificada para atender as suas expectativas.

Inicio do ano ou do semestre, e a garotada volta as aulas, ai! Aposto que aquele frio na barriga se faz permanente, seu pequeno vai para escola, mal aprendeu a andar! Será que ele vai se adaptar?

A entrada de uma criança na escola requer um processo de adaptação gradual, constante e individualizado.Cada criança possui um histórico familiar, uns são mais agarrados com a mãe e torna esse processo difícil e doloroso e outros já são mais sociáveise extrovertidos, facilitando esse inicio de sua vida escolar.

Se houver uma interação e colaboração da equipe de profissionais da escola com vocês pais e responsáveis, com certeza este momento acontecerá de forma mais tranqüila.

A adaptação é um processo que envolve toda a família, e a entrada da criança nesta instituição é o momento mais crítico dessa fase, pois tudo é diferente, e o momento é de separação e medo, medo do desconhecido. Quanto mais tranqüilos vocês estiveremeseguros, mais rápida será a adaptação do seu filho.

Comemore esta etapa de crescimento de sua criança transmita a ela segurança sempre, não a deixe perceber sua angustia, os choros aparecerão, mas se posicionefirmemente. Se a criança estiver insegura consulte o professor sobre a possibilidade de você acompanha-lo na salinha, caso houver necessidade, pois estes primeiros dias serão assim. Sempre com a necessidade de um responsável se manter presente na escola. Nas primeiras semanas por exemplo, a figura familiar o acompanhara durante algumas horinhas, que iram diminuindo gradativamente de acordo com a sua adaptação, com a turminha e os seus professores.

Autora: Elaine Hungria (Pedagoga e Psicopedagoga Intitucional)

www.universoinfantilatende.com.br


Autor: Elaine Hungria


Artigos Relacionados


O Espaço Físico Para As Atividades Da Educação Infantil

Uma Conversa Ao PÉ Do Ouvido

A Avaliação Na Educação Infantil

Os Jogos Na Clínica Psicopedagógica

O Jogo Como Forma De Ensino Na Educação

Criança Tem Que Estudar,brincar E Também Trabalhar!

A Função Da Escola E Da Educação