Liderança jovem



Pensar em jovens gera dois sentimentos contraditórios nas pessoas. Por um lado, os jovens são considerados o presente, pessoas com alto potencial de desenvolvimento, talentos que precisam de tempo para serem lapidados. Por outro lado, são considerados inimigos, inexperientes ou até intrusos. “Eles (os jovens) não conhecem o sistema e estão destinados unicamente ao processo de aprendizagem”, dizem aqueles que não reconhecem as características das novas gerações. Esquecendo-se da incrível capacidade criativa e inovadora jovem, esses profissionais tem uma visão curta demais para enxergar um verdadeiro talento e pior ainda para ensiná-los.

Pessoas como Romero Rodrigues, Rodrigo Borges e Ronaldo Takahashi, criadores do site Buscapé quando eram estudantes universitários da POLI-USP, Chad Hurley e Steve Chen, criadores do Youtube que se tornaram bilionários antes dos 30 anos e Amanda de Almeida, brasileira; empreendedora que desde os 13 anos é dona da loja Ponto Teen no Rio de Janeiro mostram a capacidade incrível dos jovens do século XXI. Estamos esquecendo de alguém? Ah sim! Para os mais experientes, Mark Zuckenberg (Facebook), Bill Gates (Microsoft), Steve Jobs (Apple), Justin Bieber (Cantor), Sergey Brin e Larry Page (Google) entre outros (a lista é grande) que, por estarmos acostumados ao sucesso deles, já não são mais novidade!

Jovens talentos? Liderança jovem? As duas frases são diretamente proporcionais. Eles tem talentos incríveis que precisam ser corretamente direcionados. Todos nós, pessoas mais experientes temos o dever, a responsabilidade e o privilégio de educar os líderes do futuro e de transformar esses talentos em competências e habilidades que criem frutos para o bem deles mesmos, da família e da sociedade.

Não é um trabalho individual, mas conjunto. A verdadeira liderança fluirá em nossos jovens quando a família, a escola e a sociedade (as mesmas entidades que se beneficiarão dos resultados) se unam para oferecer condições adequadas de aprendizagem teórica e prática. E será nesse momento, quando as opiniões negativas de gerações passadas serão transformadas em opiniões e idéias motivadoras, construindo sonhos ao invés de destruí-los. A liderança jovem é uma realidade, mas não estará completamente formada sem a nossa ajuda.

Download do artigo
Autor: Marco Cuadros


Artigos Relacionados


Sem Comentário...

Políticas Públicas Educação De Jovens E Adultos

Educação De Jovens E Adultos Em Situação De Cerceamento De Liberdade: Do Direito Ao Direito A Educação.

Liderança: Desafio Do Baby Boomer Em Liderar A Geração Y

Fatboy Slim

O Engenheiro LÍder

Dois Em Um