Ayyam-i-há - Festival de Nomes e Atributos Divinos



Ayyam-i-há - Festival de Nomes e Atributos Divinos

“Pelo movimento de Nossa Pena de glória, a mando do Onipotente que a tudo ordena, temos insuflado uma nova vida em cada corpo humano e imbuído cada palavra de uma potência nova. Todas as coisas criadas proclamam as evidências desta regeneração mundial.” Estas Palavras de Bahá’u’lláh afirmam o início de uma nova era – era de “Bahá” – era de gloria e luz. Portanto, nesta era tudo tem novo significado, tanto no aspecto espiritual como material. Ayyam-i-há foi designado para ser um período místico no calendário Bahá’í. São dias que foram dedicados para um ensaio que a essência do amor, da generosidade, bondade, e compaixão divinas se manifeste na vida cotidiana.

Conhecidos como Ayyám-i-Há (os Dias de Há),os Dias Intercalares têm a distinção de estarem associados à “letra Há” a qual foram atribuídos significados espirituais nas Escrituras Sagradas. Segundo a tradição islâmica, a letra “há” simboliza a unicidade e a essência de Deus. Por isso, os Dias de Há são dedicados como um período de expressão dos atributos divinos.

Ayyám-i-Há se refere ao período de quatro ou cinco dias intercalares no calendário bahá'í, que os bahá'ís celebram como o Festival de Ayyám-i-Há. Os quatro ou cinco dias ocorrem entre o 18° e 19° mês do calendário bahá'í, ou seja, no calendário gregoriano é de 26 de Fevereiro a 1° de Março e sendo assim possibilita sincronizar o calendário bahá'í com o ano solar com os 365 dias, e 366 no caso dos anos bissextos.

No Kitab-I-Aqdas Bahá’u’lláh revela o espírito dos dias intercalares: “Nós ordenamos que eles, entre todos os dias e noites, sejam as manifestações da letra Há; por essa razão não foram confinados aos limites do ano e de seus meses. Ao longo desses dias, incumbe ao povo de Bahá prover festivamente alimento para si e para os seus parentes e também para os pobres e necessitados; incumbe-lhes aclamar e glorificar o Senhor com regozijo e júbilo, e entoar o Seu louvor e exaltar o Seu Nome.”

Percebe se que, como foi explicado o significado da letra há (h), que nela estão ocultos os mais elevados atributos de Deus, nos Dias de Há as qualidades mais nobre devem se manifestar pelos homens aos “seus parentes, pobres e necessitados”. São Dias em que a generosidade divina deve se manifestar na terra e as pessoas são responsáveis por este festival. No festival das Qualidades Divinas, todos devem ser beneficiados por atributos de Deus. A incumbência de manifestar os atributos de Deus foi dada ao povo de Bahá. É um dever formidável e ímpar. Nestes Dias (de Deus) todos devem ser favorecidos: doentes, pobres, excluídos, tristes e deprimidos.

O povo de Bahá, nestes Dias tem a grande e desafiante responsabilidade de manifestar as gloriosas qualidades divinas na terra, deve agir como a mão de Deus na terra. Bahá’u’lláh afirma ainda que estes são “dias de doação”, e quando findarem, se inicia o período de Jejum, “assim ordenou Aquele que é o Senhor de toda a humanidade.”

Os dias intercalares são dias magníficos de glorificação e louvor, portanto, todo cuidado é pouco para que estes, cheios de significado místicos, não se tornem meros festejos e encontros de amigos e se esqueça o seu sentido verdadeiro. Até a troca de presentes deve ter mais sentido espiritual do que material. A grande função do povo de bahá não é aumentar o consumismo, e sim, oferecer para amigos e parentes as mais belas qualidades divinas. A grandeza dos Ayyám-i-Há não deve ser confundidas com as comemorações natalinas ou algo parecido. De fato, estes dias são de uma natureza inédita com uma deliberação nova, cada hora destes Dias deve ser aproveitada para demonstrar os Atributos e Nomes de Deus através de atos. Neste Festival Divino, o povo de bahá deve estender as mãos para os mais necessitados, os excluídos e os perdidos.

Oferecer um jantar para famílias pobres seria um gesto digno dos dias de Há. Fazer epístola de cura para doentes do mundo, ir para o cemitério e fazer oração para os mortos; oferecer presentes para os garis do bairro, ou atividades do gênero alegrariam o Céu e a Terra.

 A oração dos dias Intercalares revelada por Bahá’u’lláh traz a inspiração para a nossa alma e ajuda na manifestação de atos dignos desta Revelação:

 MEU DEUS, meu Fogo e minha Luz! Os dias que nomeaste os Ayyám-i-Há em Teu Livro já começaram, ó Tu que és o Rei dos nomes, e aproxima-se o jejum que Tua excelsa Pena ordenou fosse observado por todos os que estão no reino da Tua criação. Suplico-Te, ó meu Senhor, por esses dias e por todos os seres que durante esse período seguraram-se à corda dos Teus mandamentos e ao sustentáculo dos Teus preceitos, que permitas que seja designado a toda alma um lugar dentro de Tua corte e um assento donde presenciar a revelação dos esplendores da luz do Teu semblante.

Estes, ó meu Senhor, são Teus servos a quem nenhuma inclinação corrupta afastou-os daquilo que Tu fizeste descer em Teu Livro. Curvaram-se eles diante de Tua Causa, receberam Teu Livro com uma resolução tal que só deriva de Ti, observaram aquilo que lhes havias prescrito e escolheram seguir o que por Ti fora mandado.

Vês, ó meu Senhor, como reconheceram e confessaram tudo o que revelaste em Tuas Escrituras. Dá-lhes de beber, ó meu Senhor, com as mãos da Tua graça, as águas da Tua eternidade. Destina-lhes então a recompensa ordenada a quem se imergiu no oceano da Tua presença e atingiu o vinho puro do Teu encontro.

Imploro-Te, ó Tu, Rei dos reis, O que tem piedade dos oprimidos, que lhes ordenes o bem deste mundo e do vindouro. Determina para eles, ainda, o que nenhuma de Tuas criaturas descobriu, e incluí-os no número dos que se movem ao Teu redor e circulam o Teu trono em cada mundo de Teus mundos.

Tu, em verdade, és o Todo-Poderoso, o Onisciente, O de tudo informado.

 Artigo publicado no Site: www.vidabahai.com

Felora Daliri Sherafat

-----------------------------------------------------------------------------------

Felora Daliri Sherafat 
Instituto de Desenvolvimento da Nobreza Humana
Investir naquilo que não perece!
Brasil, Aracaju

 

 

 


Autor: Felora Daliri Sherafat


Artigos Relacionados


O Casamento Do Dízimo E Da Oferta Bíblica

Não Matarás

Promessas

Cocaína Na Cintura

Aprendizados Bíblicos Sobre A Oração (parte 3 De 7)

Não Temais

Aprendizados Bíblicos Sobre A Oração (parte 2 De 7)