Homenagem a Aparecida Bergamin Girardi, diretora da ETEC Hortolândia



Homenagem a Aparecida Bergamin Girardi, diretora da ETEC Hortolândia

Rogério Duarte Fernandes dos Passos

1. A trajetória profissional de Aparecida Bergamin Girardi.

Aparecida Bergamin Girardi, diretora da ETEC Hortolândia, é bacharel e licenciada em física pela turma de 1979 da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Campus de Rio Claro-SP – cidade à qual, após nascer em Presidente Alves-SP, viveu parte significativa de sua vida –, tendo também concluído pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ouro Fino-MG no ano de 1983.

Já vivendo em Americana-SP, enquanto docente, a sua carreira teve início em 1979 na Escola Estadual Dr. João Thienne, no município de Nova Odessa, substituindo a professora Marineuza Gazzetta, quando então lecionou matemática, fisica e química, permanecendo naquela Unidade Escolar (UE) até o ano de 1984.

No ano de 1985, após aprovação no concurso estadual para docentes de carreira do Estado de São Paulo, Aparecida Girardi assumiu cargo de professora na Escola Estadual Professora Isaura de Miranda Botto, no bairro Vila Bazu, no município de Franco da Rocha, e, após 2 anos de moradia e exercício efetivo naquela UE, removeu-se para a Escola Estadual Professor Bento Penteado Santos, no bairro Antônio Zanaga, em Americana, por onde não permaneceu por muito tempo, visto iniciar uma nova jornada profissional como orientadora de aprendizagem no então Centro Estadual de Educação Supletiva de Americana (CEESA, atual Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos, CEEJA), inclusive trabalhando pela implantação na instituição do segundo grau (atual ensino médio). Por sinal, foi após um processo seletivo do CEESA que a professora Aparecida Bergamin Girardi conheceu o professor Ângelo Girardi Neto, com quem é casada desde 1992, e que de cuja união sobreveio o filho Gabriel Bergamin Girardi, nascido em 1994. A trajetória no CEESA, nesse ínterim, prosseguiu até o ano de 1995, registrando naquela UE a sua eleição para o cargo de diretora.

Anote-se que desde 1989 Aparecida Girardi igualmente lecionava como docente efetiva da tradicional Escola Técnica Estadual Polivalente de Americana (ETEPA), integrante do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), onde então concentrou sua atividade docente e profissional, lecionando os componentes de física e química.

2. Aparecida Bergamin Girardi na ETEC Hortolândia.

Com o surgimento da classe descentralizada da ETEPA no município de Hortolândia no início de 1998 – incorporando as instalações da antiga Escola Municipal de Segundo Grau Profissionalizante (EMSGP) José Roberto Magalhães Teixeira, cujo início de implantação se deu entre os anos de 1994 e 1995 –, o professor Paschoal Antônio Bonin, então diretor da Escola Polivalente, designa Aparecida Girardi para o cargo de assistente técnica administrativa, em um quadro de transição onde as duas escolas – classe descentralizada de Hortolândia da ETEPA e EMSGP Magalhães Teixeira – simultaneamente ocupavam o mesmo prédio. Após a extinção da EMSGP Magalhães Teixeira, e com a edição do Decreto nº 47.317, de 13 de Novembro de 2002, do governador do Estado de São Paulo, dá-se a criação formal e a autonomia da Escola Técnica Estadual de Hortolândia (antes ETE Hortolândia, e, depois, chamada de ETEC), com o mandato da diretora Marisa Guilherme no biênio 2003-2004, que é sucedida em 2004 por eleição direta da comunidade escolar por Aparecida Bergamin Girardi. Cumprido o mandato de 4 anos, é reeleita para igual período em 2008.

Entrevistada por nós em 24 de Fevereiro de 2012, acerca de fatos a destacar ao longo de sua trajetória na ETEC Hortolândia, Aparecida Bergamin Girardi lembrou que o sucesso da UE se concretizou por conta da coesão dos professores, propiciando a consolidação de uma instituição de bons resultados, com índices até acima da média de suas congêneres, tendo resgatado também o processo de expansão de suas instalações físicas, em contraste com o seu início – como já dito, simultâneo à EMSGP Magalhães Teixeira – onde a direção funcionava na atual sala da coordenação pedagógica, que em seu espaço – compartilhado com outras atividades e com o trabalho de uma estagiária –, fazia as vezes de sala de professores para apenas 6 docentes, em uma rotina sublinhada por apenas 4 diários de classe e 180 alunos.

Essas lembranças de Aparecida Girardi remontam ao período inicial do que viria a ser a ETEC Hortolândia, quando também havia apenas uma sala do curso de administração e outra do curso de informática, ambas no período noturno, além do “1º A” e “1º B” do ensino médio. Naquela época – recordou ela – era até relativamente fácil guardar a fisionomia dos alunos; a elaboração do horário não se mostrava complexa como nos dias atuais e o mural de avisos comportava todas as necessárias comunicações com alunos, professores e comunidade. O desenvolvimento e crescimento da UE também foram destacados, em especial por agregar identidade e importância não apenas à ETEC Hortolândia, mas, sobretudo, ao trabalho forjado pela equipe administrativa e pedagógica ao longo dos anos, no que ela – por todos carinhosamente também chamada de “Cida” e “Cidinha” – a todos consignou um agradecimento.

Encerrando o seu segundo mandato em 15 de Julho de 2012 – e com o tempo de aposentadoria suficientemente computado desde o ano de 2009 – Aparecida Bergamin Girardi se despede da ETEC Hortolândia após uma trajetória sublinhada não apenas pelos anos, mas, obviamente, por muito trabalho. Diante disso, ressaltamos o seu contínuo exemplo de administradora em todos os aspectos da ETEC Hortolândia, ora sabendo sustentar alicerces em situações de dificuldades, ora oferecendo seu tempo e disponibilidade para a resolução de quaisquer solicitações de professores, alunos e comunidade, a par de tantas outras atividades envolvidas no cargo de direção.

Portanto é neste momento que consignamos o nosso reconhecimento e homenagem à Cida, e, sobretudo, a nossa gratidão, cientes de seu desempenho e papel de grande importância na edificação de uma escola que nos traz grande sentimento de pertencimento, que é justamente a ETEC Hortolândia. Sentimento intenso de pertencimento que agregará a lembrança e exemplo de Aparecida Bergamin Girardi como parte de nossa trajetória e história, no que, então, olvidaremos as despedidas e lhe diremos, apenas, “até breve”, visto que a ETEC Hortolândia, além de nossa casa, claro, continuará sendo a sua casa.

Até breve, Cida, e muito obrigado.


Autor: Rogério Duarte Fernandes Dos Passos


Artigos Relacionados


Projetos E Atualidades Da Escola Técnica Estadual De Hortolândia (etec Hortolândia)

Homenagem Ao Professor Iberê Carolino.

Educação Ambiental Preventiva Sobre Leptospirose Na Etec - Guaracy Silveira Em Pinheiros - São Paulo/sp

Líder E O Grêmio Estudantil

O Desempenho Da Escola No Enem Faz A Diferença!

Sete Motivos Para Não Ir Com Fome Pra Casa

Anaeróbico Extremo