Reflexão do justo



Foi trabalhar para todos...

- e vedes o que acontece!

Daqueles a quem servia

Já nenhum mais o conhece.

Quando a desgraça é profunda,

Que amigo se compadece?

(da reflexão do justo – Cecília Meireles)

 

A REFLEXÃO DO JUSTO

Por ser um homem de origem humilde, conhecedor da lavoura e de outros ofícios ao longo de sua vida, devo relatar o quanto o descaso com um indivíduo faz-nos refletir se vale à pena sermos justos em nossas ações. Por assim dizer, não podemos deixar de relatá-lo, uma vez que se trata de meu progenitor.

Sua fisionomia já não é a conhecida quando garoto, ele com vigor deixava-me orgulhoso, para mim um herói. Hoje com semblante decaído passa um momento de saúde bastante difícil, no qual muitos dão graças a Deus que não estão nesta situação, assim constrangido pelo fato de andar e sentir algo incomodando, um instrumento que penetra por seu aparelho reprodutor e vai até ao órgão excretor. Este é localizado na região abdominal inferior, serve para armazenar urina, o instrumento é uma sonda vesical de demora, a qual está locada na bexiga, em sua extremidade um balão inflado para que não retorne. 

O problema vem acontecendo desde os meados de seus trinta anos, uma inflamação na próstata, uma vez que sua função é de liberar o semem, assim faz com que esse órgão de tamanho de uma noz, no seu caso ela se encontra aumentada, portanto ocasiona a obstrução do canal da urina.

No entanto, o homem usa seu aparelho reprodutor para atos de prazer, é o momento que define como homem por elevar sua alto-estima, por tanto, passar mais de noventa dias em tratamento e não obter resultados é frustrante, passa a se sentir inútil diante de sua companheira, embora seja compreensiva.

Em suas idas e vindas das consultas com super dosagem de medicamentos e com eles a esperança de que em poucos dias poderá voltar a sua normalidade, vem também à raiva, à indignação de ter que sujeitar a setores públicos para tais finalidades e a falta de ter amigos que possam compadecer por ser um ser humano, não que seja amigos de á muito tempo, de bar ou quer que seja e sim saber que um indivíduo necessita de um conforto psicológico. Isso não é por se tratar de sentimento paterno, mas por saber que os profissionais da saúde estão mecanizados.

Médico cuida da doença, isso é evidente, mas doença está em um ser que nutri de sentimentos.

Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem cuidam do paciente, é o que deveria ocorrer, mas se consideram em uma linha de produção.

Atendentes têm relações públicas, ser carismáticas, ater para sua função como se estivesse em seu próprio atendimento, mas o fato de estar em uma instituição pública à deixa com arrogância, por assim dizer, se um ente familiar estiver com necessidade de atendimento, aí sim as relações públicas será de primeira classe.

O fato é que em uma dessas idas à consulta foi-lhe retirado a sonda para que ele pudesse urinar por si, em uma quinta-feira. Estava muito feliz por se sentir livre de um instrumento inibidor, ria à toa, contava piada, ou seja, estava animado, poderia fazer a festa, portanto alegria de pobre dura pouco, na sexta-feira já não urinava mais, a alegria dura uma noite e a tristeza vem pela manhã. Inicia-se o processo novamente, às 14 h foi ao AMA e pelo fato de haver somente um clínico não poderia passá-lo, uma vez que o contingente já era acima do previsto para o dia. Dirigiu-se para o AMA do Hospital Campo Limpo, vale lembrar que este fica junto ao PS. No atendimento ao informar o motivo da presença e o procedimento a ser realizado que seria a drenagem da urina e a introdução da sonda, ele foi orientado a ir até ao PS para que fosse executado. No entanto, viagem perdida, a informação lhe dada era que não realizava tal procedimento, reorientando ir à AMA. Por se tratar de uma urgência pela necessidade de drenar urina, foi atendido com a médica passou-lhe uma autorização para que retornasse ao PS. Agora com a autorização, no pronto socorro também foi atendido, uma vez que este é junto à AMA conduziram-no pelo PS até a AMA para o procedimento, após o término retornam pelo mesmo trajeto até ao PS, isso já era às 18h.

Podemos esperar pelos amigos em momentos de desgraças para que compadeçam de situações que acreditamos nunca acontecer com nós? Sejamos justos para que possamos refletir com sabedoria ao lembrarmos que necessitamos uns dos outros.

Wilson Rodrigues da Silva - Licenciando em Física pelo Instituto Federal.


Autor: Wilson Rodrigues Da Silva


Artigos Relacionados


Amigos

Doutor Consulfone

PrÓstata: Guia Do ProprietÁrio

Artigo: A Atuação Das Defensorias Públicas Na Defesa Dos Pacientes Do Sus E A Municipalização Da Saúde

Colica Renal – “uma Pedra No Sapato”, Digo Nos Rins... O Importante é Tratar A Causa!

Jovem Aguarda Quinze Horas Para Receber Diagnóstico Em Hospital De Porto Alegre

O NÚmero 15 (hospital PÚblico Em SÃo Francisco De GoiÁs)