LIMITES E POSSIBILIDADES DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DE PERNAMBUCO



LIMITES E POSSIBILIDADES DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DE PERNAMBUCO: Um olhar sobre as escolas públicas de Referência no Ensino Médio da Gerência Regional de Educação (GRE) Recife Norte

RESUMO Esta pesquisa tem o propósito de investigar as Escolas de Referência em Ensino Médio da cidade de Recife, (Gerência Regional de Educação Recife Norte), cujo regime adotado é de educação integral. Criada em 2004, pela Secretaria Estadual de Educação e implementado através do Programa de Educação Integral,a jornada ampliada buscou ressignificar a educação pública de qualidade, dando seu próprio encaminhamento para as diretrizes estabelecidas pelos programas de financiamento da educação integral. Sendo assim, para compreender a implementação dessa modalidade de ensino em Recife, foram revisitados e tomados como referência os projetos desenvolvidos nas décadas de 1930 e 50 por Anísio Teixeira e de 1980, por Darcy Ribeiro. Buscando entender os esforços empreendidos dos governos federal e estadual com vistas para a consolidação de políticas públicas que garantam a educação integral, foram levantados e analisados os limites e as possibilidades existentes neste formato de ensino, através de pesquisa qualitativa entre docentes da rede de educação integral. Logo, para que tal objetivo se efetivasse, foram analisados os conceitos de escola de tempo integral, escola integral e a escola integrada; pesquisadas as políticas públicas que regulamentam a educação integral no país; analisadas as leis e os estatutos que norteiam o magistério nas esferas estaduais e federais , e, por fim, realizadas entrevistas com membros da equipe técnica da Secretaria Estadual de Educação e Docentes das Escolas de Referência que desvelassem as limitações e possibilidades para aperfeiçoamento na oferta desta modalidade de ensino no estado. Por fim, este estudo revelou a falta de unicidade quanto ao entendimento dado à gestão da jornada escolar ampliada e organização curricular previstas em lei. Nessa perspectiva, foram esboçadas sugestões , baseadas nos depoimentos dos docentes entrevistados, para fins de aperfeiçoamento das políticas institucionais já existentes.
Palavras-chave: Integral. Políticas Públicas. Limites. Possibilidades.


Download do artigo
Autor: Nathaly Caldas Costa


Artigos Relacionados


A Importância Do Programa Mais Educação Nas Escolas

Implementação Da Capoeira Nas Aulas De Educação Física Do Ensino Fundamental Ii E Médio Das Escolas Públicas De Macapá

Educação Em Saúde: A Busca Pela Integralidade Do Sus Através Do Programa Saúde Da Família (psf)

Políticas Públicas Educação De Jovens E Adultos

Plano De Desenvolvimento Da Educação – Pde

Fenômeno: Consciência Holotropica E A Autopoiese

Aprendizagem Em Caráter Psico-social