Psicologia e valores humanos no ambiente escolar



PSICOLOGIA E VALORES HUMANOS NO AMBIENTE ESCOLAR

 

Andréia Souza de Lemos Chagas

Carmem Costa de Lima

Marta Raquel B. da S. Rolemberg

Sara Bezerra Costa

Msc. Lígia Maria Lorenzetti de S. Pires ([email protected])

 

 

Segundo Priante e Pereira (2002), compreendemos que o papel do educador quanto esta na escola é de bastante importância e de muita influencia para a vida das crianças e adolescentes que com eles convivem. Essa educação deve ajudá-los em seu desenvolvimento seja ele grupal ou individual, levando-o a crescer em suas potencialidades. A educação ocorre a partir do momento em que o homem percebe-se e encontra em si a fonte de alegria, paz, coragem, prazer em ser e viver o desejado. O ambiente escolar é um local onde nos deparamos com as mais variadas pessoas e subjetividade. A dinâmica deste ambiente é constituída por diversos atores, que, juntos, trabalham para a formação dos cidadãos de nossa sociedade. Este trabalho tem o objetivo de apresentar o desenvolvimento de um projeto de intervenção escolar, realizado numa escola estadual situada na cidade de Aracaju, no período de setembro a novembro de 2011. Participaram deste projeto 35 alunos do 4º ano do ensino fundamental. Os materiais utilizados foram caneta, lápis, borrachas, colas, folhas A4, cartolinas, data show, revistas velhas, tesouras, notebook, caixa de som. A partir de três intervenções com duração de duas horas cada, foram realizadas atividades com o objetivo geral de desenvolver práticas educativas que contribuíssem para reflexão e aprendizagem que resignificassem os valores humanos no ambiente escolar, ou seja, modos de conduta que uma vez internalizados como padrão ou critério guiam a ação, através de objetos ou situações específicas (ROMÃO, 2004). Através de uma metodologia participativa e interativa as intervenções constituíram de observações participativas, produção de cartazes, exibição de vídeos e dramatizações relacionadas à temática Valores Humanos, e feedback avaliativo. Os resultados da intervenção, colhidos demonstraram que os alunos apreenderam os conceitos de amor, respeito, amizade e cooperação, e apontaram para a necessidade de aplicá-los no seu cotidiano dentro e fora da escola.  Apesar de o objetivo da intervenção estar relacionado ao ambiente escolar, conclui-se que os valores como amizade, amor, respeito e cooperação foram apreendidos pelos alunos como aspectos que devem estar presentes não apenas nas relações dentro escola, mas também fora dela. O que nos mostra que as práticas educativas, como nos diz Pekelman (2008), devem ser vistas como um complemento do processo de oferecimento de conhecimento, utilizando-se as próprias atividades do cotidiano do sujeito, como por exemplo o momento em que estão na escola.  

Palavras chaves: psicologia, escola, valores.

 

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

EVANGELISTA, Jacyara Coy Souza. Escola Hospitalar: um lugar onde aprendizagem e o conhecimento superam a dor. 2008. Disponível em: http://www.smec.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-autorias/autorias/escola-hospitalar.pdf

 

MATEUS, Raquel Felipa Santos. Educar para Reabilitar – Educação especial no Contexto Hospitalar. Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade de Minho, 2009. ISBN–97 –972–8746–71-1.

 

PEKELMAN, Renata. Caminhos para uma ação educativa emancipadora: A Prática Educativa no cotidiano dos Serviços de Atenção Primária em Saúde. Revista APS, volume 11, nº 3. Páginas 295 – 302, jul./set. 2008.

 

PRIANTE, Neyla Pereira Pinto; PEREIRA, W.C. Educação de Valores Humanos: Um desafio que a escola deve se propor. Belém – PA, 2002.

 

ROMÃO, Cesar. Crenças, Atitudes e Valores. 2004. Disponível em  http://www.cesarromao.com.br/redator/item24133.html.

 

SCHIFFER, Mônica Brunner. Uma nova perspectiva na educação: Valores Humanos e saberes escolares. 2008. Disponível em http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/531_531.pdf

 

SCHILKE, Ana Lúcia Tarouquella. A educação além dos muros da escola. p.115. IN. 1º Encontro Nacional sobre atendimento Escolar Hospitalar. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2000.

 

FORMIGA, N.S. Valores Humanos e Rendimento Escolar. Paraíba. 2003Não foi útil? Após fazer login, você poderá bloquear os resultados de www.nead.unama.br.www.nead.unama.br


Autor:


Artigos Relacionados


15 De Outubro

Credibilidade(s)

Ja Ta Na Hora

Mulher Ii

Poesia

Ânimo Humano

A Destinação Da Sabedoria