Disciplina é liberdade



Disciplina é Liberdade

 

A educação libertar o homem, “de sua miséria afetiva, de sua pobreza criativa e de sua incapacidade desfrutar o prazer de viver” (Toro, p. 242). Para construção dessa idéia precisamos ser seres com autonomia para fazermos nossas escolhas Independentes das idéias e dos julgamentos dos outros.

Segundo Piaget, a criança passa pela fase da construção moral que são duas etapas: a anomia e heteronomia. Anomia é quando a criança não conhece o que é certo e nem errado e esta ligada afetivamente com os pais. A heretonomia é quando as regras passam a existir para criança, baseadas em dois sentimentos medo e afeto. Essa fase irá proporcionar a construção da autonomia, mas para isso precisamos de educadores e pais conscientes do que seja a autonomia na educação do ser. O que assistimos hoje é na verdade uma relação de autoritarismo com a criança, as regras são impostas e muitas vezes nem são discutidas com a mesma que é amedrontada pelos adultos dificultando assim a construção da moral.

 

O problema é que os educadores e pais não querem se deparar com suas próprias faltas e dificuldades, medos ou angustias. Queremos educar como só existisse uma só regra, uma só moral, que é a nossa, sem levar em consideração a percepção que o outro tem a respeito da situação posta, não importando se tratar de uma criança ou um adulto, todos deveriam merecer uma escuta atenciosa, especialmente se tratar-se de um sujeito em fase de construção da moral.

 

Atualmente podemos observar crianças que não conseguem tomar decisão sozinha e por isso terá dificuldade de fazer escolhas na fase adultas, pois foram educadas para serem dependentes de seus pais.

 

Pensando sobre esse tema autonomia, confrontei-me de o que é mesmo ter autonomia? É fazermos o que queremos ou desejamos?  Ou é falar o que queremos expressar? E a disciplina tema importante no âmbito escolar e familiar onde está? Como educar nossos alunos para ter a tal disciplina?

 

Discutir esse assunto é pensar que estamos todos presos a algo, principalmente nas fases descritas à cima anomia e heretonomia. E é nesse momento que estamos ligados amorosamente com os que nos cercam, pois temos como ponto de partida toda regra pré- estabelecida pelos nossos educadores e pais.

Por isso, não conseguimos ser livres o bastante para sermos disciplinados, pois não conseguimos perceber o que somos de verdade e nem o que o desejamos da nossa vida. Então seremos disciplinados com que os outros nos determina? E o que desejamos e sonhamos onde esta? A maioria das vezes presos dentro de nós mesmos.

 

Assim sem autonomia e liberdade passamos a consumir, e escutamos a idéia que o outro pensa ao nosso respeito, sem fazer uma analise critica e sem levar em considerações a nossa percepção. Por que ainda nos preocupamos tanto com isso? E deixamos que isso seja mais importante do que nossa vontade de crescer e evoluir.

 

Liberdade é fazermos o que acreditamos e queremos, mas devemos também pensar sobre, o que mesmo desejamos fazer?  A liberdade não pode ser confundida com libertinagem, que essa confusão pode ser construída pela falta da autonomia do ser e dessa forma assumir postura e decisões sem pensarmos na conseqüência, por isso a liberdade tem que estar acompanhada de uma educação na construção da autonomia que é desenvolvida na infância. Dessa maneira, chegaremos à disciplina, na dedicação com o outro e nos nossas ideais.

         Tendo a liberdade e a disciplina juntas, libertando e quebrando as algemas, destruindo muralhas e dores da alma formado um ser disciplinado, trabalhando dia após dia para construir  o que confiamos ser melhor para evolução na terra

 

 


Autor: Leandra Gonçalves Barreto


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