Desafios à gestão democrática entraves ao processo de autonomia financeira problemas e soluções



DESAFIOS À GESTÃO  DEMOCRÁTICA  ENTRAVES AO PROCESSO DE AUTONOMIA FINANCEIRA PROBLEMAS E SOLUÇÕES

 

O estudo da Escola de Gestores demonstra que a gestão democrática deve fazer parte do  processo político da escola, onde os membros da instituição devem discutir deliberar, planejar e buscar as soluções para os seus problemas.

Além da questão da busca da qualidade do ensino, um gestor, inserido no contexto democrático, deverá tratar com seriedade os recursos financeiros que chegam até a escola. É preciso ter bom aproveitamento dos recursos que recebemos, uma vez que estamos em um país com a escassez de recursos e qualquer recurso, precisa ser bem aplicado.

A Escola Municipal Vereador Odércio Nunes de Matos, por pertence a rede municipal de ensino e, a Prefeitura Municipal, através da Gerência Municipal de Educação, praticamente nos envia todo o material que necessitamos, como material escolar e esportivo, uniformes e todo o aparato para termos uma educação com qualidade. Apenas gerenciamos os recursos que nos chegam pelo FNDE/PDDE, já foi exposto no quadro anterior.

Tentamos acompanhar, controlar  e avaliar todas as ações executadas com os recursos que recebemos, sempre pensando no desenvolvimento da escola como um todo. Temos um diálogo aberto com o Conselho Escolar, com APM e com todos os colaboradores dos segmentos da escola para que tenhamos uma participação efetiva das tomadas de decisões no processo coletivo.

Talvez nos falte coragem, maturidade e maior aprofundamento a respeito de nossa autonomia financeira escolar (esperamos que esse curso nos ajude). Sabemos que esse será o caminho. Acreditamos na gestão escolar democrática focalizada no compartilhamento de decisões, onde o setor financeiro precisa receber atenção. Quem se preocupa com a qualidade da educação, não deve temer o desafio de perceber a  relação entre custo e benefício (financeiro passa por isso) e tudo deve ser feito com a mais absoluta transparência.

Como gestor, percebo que alguns segmentos representativos nos conselhos e associações da escola, acabam pensando apenas para o seu setor, esquecem da visão maior, pensar na escola como um todo, não desperdiçando a oportunidade melhorar a escola pública com os recursos dos  programas governamentais.

         Se uma gestão democrática precisa ter capacidade de lidar com conflitos e opiniões divergentes, num exercício  contínuo e cotidiano de diálogo e negociação, cremos que esse será o caminho para a Escola Municipal Vereador Odércio Nunes de Matos. O Projeto de Intervenção que já estamos executando, bela proposta do curso, com certeza irá abrir caminhos para discutirmos ainda mais, sobre a questão dos entraves que temos para a autonomia financeira de nossa escola. Que deus nos ajude.   

 

 

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Autor: Ciro Toaldo


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