Diferentes níveis organizacionais das comunidades assistidas pelo projeto uniater



 

I. Prefácio

O relatório pretende demonstrar os resultados alcançados no tempo em que houve a realização do estágio supervisionado, na Instituição Agrovida. O presente relatório tem o objetivo de relatar as atividades desenvolvidas durante o período de estágio supervisionado compreendido ao mês de janeiro a março de 2011. Na instituição Movimento de Apoio a Agricultura Familiar e Agroecologia - AGROVIDA, localizado na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Campus de Cruz das Almas, na execução no Projeto Universalização da Assistência Técnica e Extensão Rural – UNIATER (Projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER voltado para geração de ocupação e renda para os Territórios do Baixo Sul e do Recôncavo da Bahia).  O estágio abrangeu dentro do Território do Recôncavo, os municípios (Cruz das Almas, Maragogipe, São Felipe).

 

II. Resumo

O estagio realizado no Movimento de Apoio a Agricultura Familiar (Agrovida), fundamenta-se no desenvolvimento da extensão rural, que através da participação interativa com as comunidades, com agentes multiplicadores de ATER- Extensão Rural, no território do Recôncavo da Bahia, pretende mostrar como são organizadas as comunidades de agricultores familiares, cadeias produtivas que envolve desde o plantio a comercialização, melhoria da produção e introdução de práticas sustentáveis com a reapropriação das práticas agroecológicas.

  

 III. Introdução

 

O estágio me proporcionou à prática em lidar com comunidades de agricultores familiares, através do acompanhamento do projeto UNIATER, que me proporcionou a interação do conhecimento científico com os saberes de cada comunidade envolvida, através de uma investigação participativa para a construção do conhecimento com a combinação de saberes que resultam na valorização da relação do homem com natureza.

Objetivo geral do estágio é aprender a interagir com comunidades agrícolas, a partir do acompanhamento e realização de atividades do projeto UNIATER no âmbito do Recôncavo, interagindo  com agricultores familiares, e agentes multiplicadores de ATER. Com a finalidade de poder contribuir no processo de assistência técnica e extensão rural, dando enfoque na participação e organização da propriedade familiar e organização coletiva, contribuindo com o acesso às políticas públicas voltadas para agricultura familiar, por exemplo: Programa de Aquisição de Alimento- PAA e o Programa Nacional Alimentação Escolar- PNAE.

O estágio foi realizado no Território do Recôncavo da Bahia, nos municípios de Cruz das Almas,  Maragogipe e São Felipe, desenvolvendo atividades de extensão rural, com foco na organização das comunidades de agricultores familiares para práticas sustentáveis de produção.

O estágio foi pautado no aprendizado sobre extensão rural com enfoque agroecológico. No acompanhamento técnico aos agricultores familiares visou ao resgate de uma agricultura alternativa, que pensasse no desenvolvimento sustentável, com a redução de impactos ao meio ambiente, e a busca do aperfeiçoamento da produção com a utilização de insumos orgânicos, para  satisfazer das demandas dos consumidores melhoria da renda com um novo padrão produtivo, que permita melhor qualidade de vida dos produtores e de terceiros, consumidores dos mesmos.

O estágio promoveu uma atenção especial às questões apresentadas, especialmente pela identificação com o curso e a necessidade de familiarização com o tema.

IV. Referencial Teórico

A Assistência Técnica e Extensão Rural no Brasil, depois de duas décadas de  desarticulação, torna-se objeto de política pública a partir de 2004 (MDA, 2007). Sob novas bases científicas, metodológicas e institucionais, os serviços oficiais não conseguem dar conta de atender a todos os estabelecimentos familiares brasileirosara tentar resolver essa questão, o Governo Federal Criou um cadastro nacional de instituições com capacidade suficiente para prestar esse tipo de serviço. Nesse particular é que se insere o AGROVIDA com enfoque na Extensão Rural Agroecológica e Agricultura Familiar.

Segundo Caporal e Costabeber (2004), “A Extensão Rural Agroecológica poderia ser definida como um processo de intervenção de caráter educativo e transformador, baseado em metodologias de investigação-ação participante, que permitam o desenvolvimento de uma prática social mediante a qual os sujeitos do processo buscam a construção e sistematização de conhecimentos que os leve a incidir conscientemente sobre a realidade, com o objetivo de alcançar um modelo de desenvolvimento sustentável, adotando os princípios teóricos da Agroecologia como critério para o desenvolvimento e seleção das soluções mais adequadas e compatíveis com as condições específicas de cada ecossistema e do sistema cultural das pessoas implicadas em seu manejo”.

Entende-se por agricultura familiar o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, tendo como mão-de-obra essencialmente o núcleo familiar, em contraste com a agricultura patronal, que utiliza trabalhadores contratados, fixos ou temporários, em suas propriedades.

A representação da Agricultura Familiar no cenário econômico brasileiro é representada por um total de 33% do Produto Interno Bruto nacional. A alimentação básica produzida pela agricultura familiar é representada por 88,3% da mandioca, 71,92% do feijão, 52,45% dos suínos, 30,34 aves, milho 52,98%, e 40,06% arroz produzido no Brasil, aos quais os agricultores assistidos pela ATER correspondem a 20,88% e associados às cooperativas, 4,18% segundo dados do (IBGE, 2006). 

Segundo dados do último Censo Agropecuário, os estabelecimentos da Agricultura Familiar correspondem a 87,48%, no entanto ocupam um percentual de área de 32,36% a nível nacional (IBGE 2006).

O Nordeste do Brasil concentra o maior numero de agricultores familiares, representando 56% do total, destacando a Bahia em que a população rural e expressiva, possuindo 41% de 12,5 milhões da população total do Estado ( SANTOS, et al 2007apud SEI1998).

O Território do Recôncavo é composto por 20 municípios e ocupam uma área de 5.450,24 km2, 0,96% do território baiano, e conta com uma população de 597.042 habitantes, representando quase 4% da população estadual, de acordo com a contagem populacional realizada em 2007. Do total da população, 48,61% é de homens e 51,39% mulheres. Trata-se de um território com uma densidade demográfica de 113,53 habitantes/km2, bem superior à média do Estado, que é de 24,93 habitantes/km2.  O coeficiente de urbanização correspondeu a 66,66%, em 2007 segundo dados do (IBGE, 2008).

Os dados acima representados, têm demonstrado o quanto é importante investir na    Extensão Rural, pois é necessário para da suporte técnico e auxiliar os Agricultores no planejamento e organização da produção agropecuária de maneira sustentável e economicamente viável para os Agricultores Familiares.

  

 V. Desenvolvimento

No inicio do estágio foi um tempo de sondagem e conhecimento sobre o projeto UNIATER, suas principais orientações teóricas e operacionais.

As atividades desenvolvidas no período de estágio concentraram-se na participação em reuniões de planejamento da equipe técnica, visitas as propriedades de agricultores familiares individuais e participação em reunião de grupo de agricultores para planejamento de cultivo de produtos para alimentação escolar.

Nas reuniões de planejamento da equipe técnica do UNIATER, discutiam-se ações a serem desenvolvidas com os Agricultores Familiares, destacando a inserção dos mesmos nas políticas públicas, destacando a participação no Programa Nacional de Alimentação Escolar- PNAE.

A vivência no estágio era realizada através de acompanhamento junto com um técnico do AGROVIDA, que aplicava as metodologias dentro da proposta do projeto UNIATER, no que diz respeito aos processos agroecológicos construídos de forma participativa, a parti daquilo que os beneficiários demandavam e de acordo aos objetivos do projeto.

Eu pude participar com os técnicos e agricultores na implantação de áreas demonstrativas, onde eram realizados experimentos em que os técnicos mediavam às ações a serem desenvolvidas, sendo que as escolhas eram feitas pelos agricultores sobre qual cultura cultivar, a parti do Diagnóstico Rápido E Participativo- DRP da área amostral. Após a realização do DRP. Era feito o levantamento de custos e o planejamento da produção, de acordo com a cultura que mais se adequava para ser plantada em determinada área, considerando a opinião do agricultor que escolhia o que iria ser plantado levando em consideração as especificações técnicas propostas pelo UNIATER.

A proposta do meu estágio foi desenvolver o aprendizado na área de Extensão Rural, saber como é a realidade do homem do campo, da Agricultura Familiar, e sobre a parte organizacional das cadeias produtivas, visando obter informações para viabilizar a possibilidade de inserção nesse meio.

 No estágio a participação na organização da produção agropecuária, ocorreu com a elaboração de planejamento estratégico desenvolvido a partir das demandas dos agricultores pelos técnicos do UNIATER, levando em consideração as particularidades de cada comunidade e dos agricultores familiares em particular, no incentivo ao resgate as práticas agroecológicas como uma maneira de prevenir a deterioração dos recursos de produção e reduzir os impactos ambientais.

No estágio eu pude entender como deve ser a interação e o envolvimento com os Agricultores familiares, que foi notório que as opiniões do homem do campo eram tão validas quanto dos técnicos, e ambos construíam o conhecimento com a combinação de saberes, resultando na valorização da relação do homem campo.

VI. Resultados

Nas comunidades de agricultores familiares de Combê, tintureira e Tuá, em 1997 formaram a associação comunitária para atender as demandas locais, na qual os agricultores envolvidos, ao todo representam um total de 175, tintureiro possui o total de 34 famílias, Combê com 35 e Tuá com 106 agricultores familiares.

Durante a trajetória nas comunidades locais, foram notórias algumas conquistas decorrentes da criação de projetos sociais desenvolvidos a partir da constituição da Associação, que por sua vez realizou trabalhos de mobilização das comunidades envolvidas, também com a colaboração de agentes externos que contribuiu para algumas ações para a melhoria do bem está das famílias participantes do processo de desenvolvimento. Os projetos foram muito úteis para a conquista de uma vida mais confortável que por sua vez conquistaram: banheiros, energia elétrica rural, trator para preparação de roças para o plantio, curso de capacitação de para o cultivo da cultura do maracujá e a construção de uma sede própria da Associação com uma área (13x6m).

 

A importância da Associação Comunitária, também foi fundamental na inserção das comunidades em políticas públicas de crédito rural, proveniente do Programa Nacional de Agricultura Familiar- PRONAF. Que por sua vez com o acesso aos créditos do PRONAF, os Agricultores Familiares conseguiram quitar suas dívidas geradas por financiamento e compras no crediário. 

Com a organização das comunidades na Associação, foram alcançadas muitas conquistas em vários aspectos. Os moradores locais se viam em situações desconfortáveis no que diz respeito ao transporte local, pois devido à falta de estradas não existia transporte coletivo e os moradores da região viajavam em cima de Jegues e outros animais de carga, também as técnicas de plantio foram aprimoradas, houve a inserção de novas culturas que ainda não eram conhecidas, o que ainda não se plantava foram plantadas, principalmente as culturas frutíferas como o maracujá, laranja, banana que se adaptaram bem na região.

Segundo um relato e opinião de um integrante da Associação, “antigamente as comunidades não tinham tantas famílias, hoje já têm, para que a associação continue avançando faz-se necessário a geração de ocupação e renda”.

 

VI. Conclusões

 O que o estágio significou pra mim, o que realmente eu pude absorver?

O estágio foi de fundamental importante para minha formação profissional, pois eu pude vivenciar com meio de produção, e por em prática meus conhecimentos adquiridos no meio acadêmico.

Eu pude observar que o segmento da Agricultura Familiar é tão importante quanto os outros de economia de mercado, pois tem grande influencia na produção de alimentos e na geração de renda do país. 

Dentro dos meus conhecimentos sobre gestão de cooperativas, eu pude notar que a certa resistência no que concerne a formação de redes, para organizar de forma coletiva a produção e comercialização dos produtos.

Diante as mudanças e a necessidade do aumento de produção de alimentos, eu pude observar que a Extensão Rural vem como uma maneira de movimentar a economia do país com a melhoria da produção.

  

Referencias

 

CAPORAL, Francisco Roberto; COSTABEBER,José Antônio, Agroecologia e Extensão Rural: contribuições para a promoção do desenvolvimento rural sustentável. Brasilia:MDA/SAF/DATER-IICA,2004.

IBGE, 2006. Representação da Agricultura Familiar no cenário econômico brasileiro. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Dados fornecidos em meio eletrônico.

 


Autor: Glauber De Almeida Santos


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