Utilizando o computador- projeto de ensino:minha leitura infanto-juvenil impressa, minha escrita digital.



UTILIZANDO O COMPUTADOR- PROJETO DE ENSINO:

MINHA LEITURA INFANTO-JUVENIL IMPRESSA, MINHA ESCRITA DIGITAL.

 

ALTINA COSTA MAGALHÃES.

EM: 07/03/2012

1 JUSTIFICATIVA

          Este trabalho: Utilizando o Computador- Projeto de Ensino: “Minha leitura infanto-juvenil impressa, minha escrita digital” foi executado na 6ª série  do Ensino Fundamental. Devido às dificuldades apresentadas pela maioria dos alunos no tocante a questão da leitura e produção textual e também no que se refere à inexistência da internet na escola a utilização da ferramenta tecnológica escolhida para desenvolver o projeto foi o editor de textos, disponível no laboratório de informática e também esta opção foi feita por ser o recurso mais fácil de começar o uso do computador.

          Para utilizar a ferramenta tecnológica citada como instrumento didático-pedagógico deste projeto optou-se por oferecer aos alunos a Literatura infanto-juvenil, como base para: “... estimular-lhe a imaginação: ajudá-la a desenvolver seu intelecto e a tornar claras suas emoções; (...) e ao mesmo tempo, sugerir soluções para os problemas que a perturbam... “(BETTELHEIM, 1996, p. 13).  A partir da leitura de um texto podem acontecer, mudanças de pensamentos, atitudes, a produção de novos textos de diferentes gêneros textuais que serão produzidos e nesse caso digitados pelos alunos no editor de textos possibilitando aos mesmos o gosto pela leitura e produção textual e, sobretudo o manuseio do computador que é o ponto X desse projeto.

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivos Gerais

  • Ampliar o processo de leitura e escrita dos alunos;
  • Inserir o computador no dia-a-dia dos alunos a partir do uso do editor de textos.

2.2 Objetivos Específicos:

  •  Ler um texto literário e a partir desta leitura produzir um novo texto;
  • Redigir textos variados: cartas, resumos, poesias, histórias reais, ficcionais, etc.
  • Explorar uma das ferramentas básicas da informática, o editor de textos.

3 MARCO TEÓRICO

          Mesmo o computador não tendo sido criado para ser utilizado em escolas, as potencialidades, e funcionalidades múltiplas dos mesmos decorrentes do avanço, tecnológico e social o trouxe para dentro do ambiente educacional a fim de que esta ferramenta possa auxiliar educandos e educadores no processo de aprendizagem, entretanto constata-se que os alunos ainda não têm um desenvolvimento fluente de suas capacidades de leitura/escrita e muito menos da utilização de qualquer aplicativo, programa ou recurso disponível no computador nem mesmo do editor de textos.  “Além de gerar novas demandas, as ferramentas digitais modificam procedimentos consagrados na disciplina. O exemplo mais significativo diz respeito à edição e revisão de textos. Em processadores como o Word...” (POLATO, 2009).

          Na educação brasileira especialmente na conjuntura de São Mateus do Maranhão para que os alunos sintam-se motivados a ler e escrever o que a escola e o educador-parceiro precisam fazer é inserir as tecnologias do computador neste processo para que os educandos inicialmente e gradativamente aprendam a utilizar o editor de textos para digitarem seus textos, organizarem os mesmos segundo as singularidades de cada gênero, produzido pelos alunos e também oferecer aos educandos o contato com leituras prazerosas de acordo com sua faixa etária, pois se compreende que o texto literário, sobretudo a literatura infanto-juvenil exerce grande influência no desenvolvimento das crianças e adolescentes. Através de projetos assim tentar-se-á resolver três problemáticas existentes no terreno escolar, a questão da leitura, da escrita e da utilização da informática especialmente o editor de textos.

           Este projeto Utilizando o Computador- Projeto de Ensino: “Minha leitura infanto-juvenil impressa, minha escrita digital” no momento, é um diferencial que a escola pode oferecer aos alunos uma vez que os laboratórios de informática das mesmas não estão ainda preparados para receber seus alunos com todos os recursos da mídia, como a internet, por exemplo, que é o sonho de todos os alunos, crianças e adolescentes.  Assim (BELCHIOR, 1993) afirma:

          A escrita de textos utilizando o processamento de textos pode significar uma melhoria na qualidade e na quantidade de escrita produzida pelas crianças. A facilidade com que o texto pode ser escrito, corrigido, melhorado, encoraja a escrita de textos mais extensos do que utilizando lápis e papel. Saber como o texto pode ser facilmente manipulado encoraja as crianças a transformarem suas idéias em palavras. (...) O estilo da escrita, feito até nossos dias, deverá ser complementado com experiências de utilização do processamento de texto de modo que os alunos possam concentrar a sua atenção no conteúdo e no estilo. Reescrever pode transformar-se numa atividade fácil e agradável.

 4 METODOLOGIA

          O projeto será executado na 6ª série do Ensino Fundamental com alunos de  faixa etária entre 11 e 12 anos. As atividades do projeto: Utilizando o Computador- Projeto de Ensino: “Minha leitura infanto-juvenil impressa, minha escrita digital” serão desenvolvidas segundo o roteiro abaixo:

  • Dia 29/02/2012 - O professor cursista responsável pela elaboração e execução do projeto reúne-se com os alunos para uma conversa prévia sobre a realização desse projeto na sala de aula e para pedir a colaboração de todos para que se empenhem em realizar as atividades sugeridas, o porquê do projeto a ser desenvolvida na disciplina Língua portuguesa, todos ouviram atentamente as explicações, fizeram perguntas tiraram suas dúvidas e receberam um livro paradidático, para que fosse lido na próxima aula. (01 h/aula)
  • Dia 01/03/2012- Início da aula com mais uma explicação sobre o projeto, as atividades que seriam desenvolvidas por eles. Em seguida iniciaram a leitura de seus textos. (02h/aula) continuação da atividade extraclasse.
  • Dia 02/03/2012-Roda de conversa sobre os textos lidos (01h/aula)
  • Dia 05/03/2012-Escrita e reescrita dos textos em sala de aula, com acompanhamento permanente do professor cursista (04 h/ aula)
  • Dia 06/03/2012-Todos os alunos irão ao laboratório de informática, oportunidade em que cada um manipulará o editor de textos para redigirem seus textos previamente produzidos auxiliados pelo professor cursista que fará as explicações necessárias sobre a utilização do editor de textos de forma correta para que os mesmos sejam digitados e normatizados de forma correta. (04 h/ aula)
  • Dia 07/03/2012-Continuação da atividade anterior para que aqueles que não conseguiram no primeiro momento, para que não sejam excluídos do projeto, mas tenham sim sua oportunidade de aprender a manipular a ferramenta para realização de sua atividade. E ainda no mesmo dia seminário com apresentação dos trabalhos/textos redigidos e digitados pelos alunos. (04 h/aulas)

5 RESULTADOS ESPERADOS

           Espera-se que ao final desse projeto os alunos sintam-se motivados não somente a ler e escrever, mas, sobretudo aprender a manipular o computador especialmente o editor de textos, recurso chave na execução deste trabalho e passem a cobrar isso da gestão escolar para que essa se sinta responsável para superar o desafio de melhorar a situação funcional do laboratório da referida escola, uma vez que este é um ambiente de aprendizagem, em que os equipamentos têm que estar funcionando com toda a sua potencialidade e capacidade para que os alunos não continuem utilizando apenas o editor de textos, mas que aprendam, com seus professores a formar parcerias para utilizar outros aplicativos, bem como a internet, para que  ganhem em motivação e em aprendizagem significativa.

REFERÊNCIAS

 

BELCHIOR, Margarida et alli. As novas tecnologias da informação no 1º ciclo do ensino básico. Lisboa: Gabinete de Estudos e Planejamento, Ministério da Educação, 1993. Disponível em:< http://www.filologia.org.br/vcnlf/anais%20v/civ10_07.htm> Acesso em: 07/03/2012

BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fadas.  11. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.  P. 11-43. Disponível em:< http://www.ufsm.br/lec/02_01/CintiaLC6.htm. Acesso em 07/03/2012.

 

 

POLATO Amanda. O uso dos recursos da informática nas aulas de Língua Portuguesa. Ferramentas digitais ajudam na edição e revisão de textos. Ensino Fundamental1> Língua portuguesa> Leitura escrita> Produção de texto. NOVA ESCOLA, edição 223, Junho de 2009. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/uso-recursos-informatica-aulas-lingua-portuguesa-475997.shtml. Acesso em: 07/03/2012

 

 

 

 


Autor: Altina Costa Magalhães


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