Resumo comentado do referencial curricular para a educação infantil



A partir da compreensão da especificidade do caráter educativo das instituições de Educação Infantil sabe-se que não se formou naturalmente, mas foi historicamente construída, uma vez que ocorreu a partir de vários movimentos em torno da mulher, da criança e do adolescente por parte de diferentes segmentos da sociedade civil organizada e dos educadores e pesquisadores da área, em razão das grandes transformações sofridas pela sociedade em geral e pela família em especial, nos centros urbanos, com a entrada da mulher no Mercado de Trabalho.

De acordo com a LDB, o Ministério da Educação propõe por meio do Referencial Curricular Nacional uma melhoria e acompanhamento para a Educação Infantil, com indicação de uma nova concepção do trabalho docente, onde fica para trás a escola baseada na memorização e surge outra, na qual o aluno aprende a aprender. Este documento é composto por um conjunto de referências e orientações pedagógicas que visam a contribuir com a implantação de práticas educativas de qualidade que possam ajudar a promover e ampliar as condições necessárias para o exercício da cidadania das crianças brasileiras. Este segue com a função de contribuir com as políticas e programas da educação infantil, socializando as informações, discussões e pesquisas ao mesmo tempo em que ajuda o trabalho educativo, apoiando os sistemas de ensino estaduais e municipais.

A linha de pensamento seguida aqui é a perspectiva construtivista. Onde o Construtivismo se mostra composto por uma série de princípios explicativos sobre o desenvolvimento e a aprendizagem que se complementam, integrando um conjunto orientado a analisar, compreender e explicar os processos de ensino e aprendizagem. Esta concepção é constituída pelas contribuições da psicologia genética, da teoria sócio - interacionista e das explicações das atividades significativas. A sustentação que segue a integração de todas essas contribuições refere-se ao reconhecimento da importância da atividade mental construtiva nos processos de construção de conhecimento da criança.

Primeiramente as Instituições Educacionais foram criadas com intuito de atender aos alunos de baixa renda e de melhorar as condições e vida da população, no entanto por muito tempo a falta de profissionalização dos professores, a insuficiência de recursos materiais e a precariedade de instalações foram dadas por este motivo ilógico, que era a ocupação com o meio escolar. Assim sendo era dado como justificativa para os problemas a existência desses locais, com a tendência de usar o espaço de educação infantil para o desenvolvimento de uma pedagogia relacional, baseada no estabelecimento de relações pessoais intensas entre adultos e crianças.

A Educação atual vem se desenvolvendo a partir de diversos fatores sociais, que funcionam a partir dela, dando continuação ao desenvolvimento intelectual dos educandos. É neste momento que veem à tona a necessidade de uma iniciação desde cedo da compreensão do espaço escolar para a criança. Para que desta maneira ela possa conhecer e usar o espaço escolar como uma ferramenta necessário para a sua formação, mesmo que ela ainda não tenha compreensão para chegar a esse entendimento rápido.

E é considerando as especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças de zero a seis anos, que a cada dia a profissionalização dos profissionais da educação veem tratando da qualidade e fazendo exigências das experiências que devem ser oferecidas aos discentes, podendo contribuir para o exercício da cidadania. Embora o Referencial não tenha caráter obrigatório, tem como função orientar a elaboração de políticas públicas de educação infantil visando à melhoria da qualidade do atendimento. Pois se, por um lado, a diversidade é uma marca positiva da realidade nacional, por outro a desigualdade de oportunidades oferecidas às crianças leva à necessidade de ações que busquem a igualdade.

Ainda se faz necessário na Educação Brasileira um espaço para a vida, para a vivência das emoções e dos afetos, alegrias e tristezas, para as relações entre os conflitos, confrontos e encontros, para a ampliação do repertório vivencial e cultural das crianças, a partir de um compromisso dos adultos que se responsabilizam por organizar o bem estar das crianças em instituições educativas que lhes permitam construir sentimentos de respeito, troca, compreensão, apoio, dignidade, amor, confiança, solidariedade, entre tantos outros, e é onde o Referencial oferece orientações didáticas para que os educadores possam orientar a sua prática, podendo modificar esta realidade.

Mas a utilização do Referencial Curricular Nacional pelos profissionais somente irá contribuir para o desenvolvimento afetivo, moral e intelectual das crianças quando inserido em um projeto educativo da instituição na qual haja constante interação entre adultos e crianças cujos vínculos afetivos sejam estáveis e estejam baseados em relações de confiança mútua. Desta maneira poderá ser transformado em instrumento de ação profissional quando vier corresponder as necessidades concretas dos profissionais de resolverem problemas relativos aos processos de ensino – aprendizagem, ou seja, todo esse material funcionará através da vontade e aplicação dos professores em suas práticas educacionais na sala de aula.

A partir da concepção de desenvolvimento com que foi elaborado, veem se baseando na ideia de que as crianças são reais e diversas, tem capacidades de agir sobre o meio em que vivem e aprendem resolvendo problemas juntos e na troca com seus amigos ou através da mediação de informações pelos adultos. Com este intuito deixa claro o vínculo existente entre a área e a atividade, destacando como a criança aprende e quais orientações didáticas são pertinentes a cada conteúdo. Os conteúdos não se restringem aqueles que a escola tradicional valoriza como os fatos, conceitos e princípios. O referencial observa os conteúdos ligados ao saber fazer, aos procedimentos que as crianças precisam desenvolver para que possam aprender. O desenvolvimento de atitudes sociais também aparece no documento como conteúdo a ser trabalhado com o Infantil.

A exemplo dessas atividades são citados o jogo e o brinquedo, que são duas estratégias educacionais que integram as diversas experiências vivenciadas pelas crianças através da linguagem do brincar. Segundo o Referencial Curricular Nacional, no brincar as crianças podem explorar, imitar, repetir e simbolizar suas vivencias, sejam elas reais ou simbólicas, compreendendo-as da maneira mais simplificada, conseguindo assim fazer elaborações a partir do entendimento.

Conclui-se então que a melhoria da ação educativa não depende somente da existência destes objetos, mas esta condicionada ao uso que os educadores fazem deles junto às crianças com as quais trabalham. Os educadores precisam preparar o ambiente para que as crianças possam aprender de forma ativa na interação com outras crianças, com adultos, materiais didáticos, juntamente com o seu cotidiano.


Autor: Maria Gilmara Mesquita Bezerra Gomes


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