Entendendo os efeitos do preparo convencional do solo nas propriedades físicas do solo: condições superficiais versus subsuperficiais



Entendendo os efeitos do preparo convencional do solo nas propriedades físicas do solo: condições superficiais versus subsuperficiais

 Após haver a aração e o gradeamento do solo, a porção superficial dele na qual os implementos arado e grade trabalham passa a apresentar um súbito aumento da porosidade e da quantidade de poros grandes (macroporos). Esses implemento atuam revolvendo o solo e pulverizando sua estrutura.

 Entretanto, logo abaixo desta camada de ação dos implementos há geralmente um aumento da densidade do solo com redução drástica no tamanho e na quantidade de poros.

 Em outras palavras, o preparo convencional do solo cria condições de maior aeração e resistência a penetração das raízes na camada arável enquanto atua criando condições pouco permeáveis ao ar e água em subsuperfície.

 Essa camada mais impermeável pode atuar diminuído a recarga do lençol freático, e também favorecendo a formação de enxurrada que atua, em última análise, erodindo o solo. Por essa razão entre muitas outras que vão além do escopo desse simples texto, outras técnica de preparo do solo vem sendo adotadas visando minimizar os efeitos da atividade agrícola sobre o solo que constitui a base de sustentação de toda agricultura.

 Preparado a partir de:

 BORMANN, H.; KLAASSEN, K. Seasonal and land use dependent variability of soil hydraulic and soil hydrological properties of two Northern German soils. Geoderma, v.145, p.295-302, 2008.


Autor: Luiz Felippe Salemi


Artigos Relacionados


Matéria Orgânica Do Solo: Solo Cultivado Versus Não Cultivado

Pé-de-grade?

Lençol Suspenso: Antrópico Ou Natural?

Análise De Solo - Umidade, Textura, Porosidade, Densidade E Resistência Mecânica Do Solo

Bioturbação Do Solo?

Erosão: Quando Ocorrem As Grandes Perdas De Solos Em áreas Agrícolas?

Geração De Escoamento Superficial: O Que Seria A Precipitação Efetiva?