Déficit lingüístico: pré-escola; turmas fortes e fracas. é a solução para o problema do fracasso escolar?



Déficit Lingüístico: pré-escola; turmas fortes e fracas. É a solução para o problema do fracasso escolar?

      Não haverá sucesso para eliminar, ou melhor, diminuir o fracasso escolar com a educação compensatória. A premissa é falsa quanto à classificação de linguagem deficiente das camadas populares, porque há interação verbal mínima como é nos posicionado e há interação verbal máxima nas classes favorecidas, porque desde pequenos os adultos leem para os filhos.

     Compensar essas deficiências na pré-escola com turmas fortes e fracas é iniciar com um projeto fracassado. Não há como substituir os hábitos dos alunos que em camadas populares, por hábitos das classes favorecidas. Os alunos sofrerão um conflito com a própria identidade. Não ocorrerá o sucesso e o fracasso será conseqüente por causa da intervenção educacional tarde e a postura dos professores serão as piores porque já iniciaram com expectativas e assim as aulas não serão tão qualitativas com a educação compensatória propõe.

 


Autor: Daiana S. Moura


Artigos Relacionados


Evasão Escolar

O Fracasso Escolar No Sistema De Ciclos

10 Itens Para Melhoria Da Educação

Sucesso, Fracasso E Leitura Escrita.

A Escrita E O Fracasso Escolar

Evasão Escolar Na Escola Municipal De Ensino Fundamental ''joão Paulo Ii'', No Distrito De Roma, No Município De Bananeiras/pb Na Modalidade Eja Nos Anos 2006 E 2007

Conservação E Mudança Em Educação