Mudança



O Mundo está mudando!

As transformações estão ocorrendo em todas as áreas, sejam nas relações sociais, comerciais, do direito ou financeiras.

Nenhum país, desde o mais rico até o mais pobre, fica livre das conseqüências da globalização. Nosso país aos poucos vai se inserindo nessa nova ordem mundial.

Hoje, nossas Empresas já não competem com o vizinho ao lado. Elas estão brigando por mercado, com Empresas do mundo todo, e estas por sua vez, estão cada vez mais fortes, pois para ganharem em escala e sobreviverem, estão unindo-se a outras, antes tidas como concorrentes.TANGRAN
Para tornarem-se competitivas, nossas Empresas têm que se igualar tecnológica e administrativamente às suas concorrentes do exterior.

Seus profissionais, desde o porteiro até o presidente, devem “vender” a Empresa e seus produtos.

Devem acima de tudo “adotar” seus clientes e distribuidores.

Reflitemos sobre a seguinte frase:

“As Empresas se constróem através de pessoas e nunca serão maiores ou melhores que as pessoas que nela trabalham”

Pois bem, vivemos um momento em que a informação e a tecnologia estão acessíveis a todos e da mesma maneira em qualquer lugar do globo.

O que diferencia, então, uma Empresa de sucesso de outra, são as pessoas que nela trabalham.

São seus proprietários, administradores e colaboradores de todos os níveis que fazem a diferença.

Não basta ter uma grande idéia ou um produto maravilhoso com uma embalagem linda ou ainda realizar campanhas de marketing faraônicas, se as pessoas que trabalham nessa Empresa, não forem maravilhosas, encantadas, motivadas, “consumidoras de seus próprios produtos”, vendedoras em tempo integral, tanto do produto como da imagem da Empresa.

Portanto, para competir de igual para igual, as Empresas devem investir na contratação de profissionais qualificados e qualificar todos aqueles que estão comprometidos com a Empresa.

Isso implica, muitas vezes, quebrar paradigmas antigos e questionar verdades tidas como absolutas. O que necessariamente não quer dizer que estávamos errados. Quer dizer, sim, que aquelas verdades que se ajustaram perfeitamente num passado até recente, hoje já não valem mais.

A antiga e tão necessária “escola de datilografia” que representava a porta de entrada para cargos mais bem remunerados nas Empresas, hoje representa o que de mais antigo existe em matéria de conhecimento. Atualmente, o mínimo que se exige das pessoas, é que conheçam e saibam trabalhar com computador pessoal e aplicativos, não importando o número de toques por minuto ou a posição correta dos dedos sobre o teclado. Quem ainda insistir em “diplomar-se em datilografia”, será considerado como um dinossauro, fora da realidade e do mundo.

Sabe-se que no Brasil de hoje, 20% dos trabalhadores estão em cargos que não existiam há 10 anos, que 13% das empresas existentes hoje, também não existiam e que inúmeras empresas, transnacionais até, hoje não mais existem.

Portanto a necessidade de mudar e atualizar-se, mais que uma obrigação, é uma necessidade para a sobrevivência.

Aprender a aprender é a chave para a sobrevivência neste novo milênio.


Autor: Orivaldo Andreazza Peres


Artigos Relacionados


As Pessoas Estão Satisfeitas Por Trabalhar Na Minha Empresa?

Inteligência De Mercado é Destaque Na Folha De S.paulo

Atendimento Ao Cliente - Um Momento Eterno

A Linguagem Do Cliente

Mudanças Na Ortografia Da Língua Portuguesa A Partir De Janeiro 2008

Da Sensação Do Místico

Você Tem Jogo De Cintura?