Lost, a cultura da convergência e o ethos contemporâneo.



LOST, o ethos contemporâneo e a cultura da convergência

 

RESUMO

A convergência midiática ainda é um processo, afinal, a cada dia inúmeros diagramas de Venn se interceptam criando, assim, novas possibilidades. A proliferação das caixas pretas começou, e o objetivo deste trabalho é compreender melhor que efeitos a convergência traz ao ethos contemporâneo e de que forma ela vêm moldando, e modificando os produtos midiáticos. Ao longo desse trabalho, tentou-se apresentar os pilares da convergência midiática, a partir das recentes teóricas sobre o assunto, bem como da concepção do sujeito, da formação de identidade, da influência do meio e do outro na constituição do ethos contemporâneo. A fim de materializar esse fenômeno, quantificá-lo e qualificá-lo optou-se por analisar o seriado LOST devido a sua representabilidade da gênese do processo de convergência dos meios. 

 

PALAVRAS-CHAVE
Convergência. Ethos. Identidade. Mídia. LOST. 

ABSTRACT

The media convergence is still a process, after all, every day many Venn's diagrams intersect, creating new possibilities. The proliferation of the black boxes has began, and the objective of this study is to understand better what effects the convergence brings to the contemporary ethos and how they have shaped it, and modified the media products. Throughout this study, we tried to present the pillars of media convergence, from recent the oretical about it, as well as the conception of the subject, identity formation, the influence of the surroundings and other people in the shaping of the contemporary ethos. In order to materialize this phenomenon, quantify it and qualify it was decided to analyze the television show LOST because of its representability of the genesis of the process of media convergence.

KEYWORDS
Convergence. Ethos. Identity. Media. LOST.


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Autor: Daiana M. Veiga Sigiliano


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