Ensino e pesquisa na prática pedagógica
Para que possamos compreender o enunciado devemos primeiramente tomar conceito da Prática pedagógica; sendo entendida como uma ação racional que requer um conhecimento científico, aliado a experiência do sujeito, superando o conhecimento tácito.
A prática pedagógica consciente refere-se ao saber docente, o conhecimento científico, práticas concretas, pesquisa e a práxis entendida como a junção da teoria e prática.
Pesquisa e ensino são colocadas num mesmo espaço, mas nesse sentido devemos compreender que pesquisa e ensino mesmo sendo indissociáveis não devem servir de parâmetro para referir-se a um mesmo sentido, visto que em sua essência epistemológica e prática são abrangentes
Nesse interim busca-se uma nova mentalidade, anteriormente estabelecida pelo ensino mecânico e memorizado, hoje assume-se a responsabilidade da pesquisa na Educação, estabelecendo um novo paradigma, aliar : pesquisa e ensino, como princípio educativo, desafia os docentes e mesmo os discentes, a compreenssão do mundo como um todo, fazendo uma releitura do que outrora fora posto, num constante aprender, desaprender e reaprender.
Autor: Ithamar Wellington Da Silva Santana
Artigos Relacionados
Habilidades De Liderança Necessárias Para O Docente Do Ensino Superior Em Enfermagem
Resumo Do Primeiro Capítulo Do Livro De Pedro Demo- Metodologia Do Conheciemnto
A Pesquisa Como Descoberta E Como PrincÍpio Educativo
Saberes Docentes E A PrÁtica PedagÓgica No Mundo Globalizado
Teoria E PrÁtica Nas Aulas De EducaÇÃo FÍsica
As Teorias Educacionais E Suas ContribuiÇÕes Para A PrÁtica PedagÓgica Na Atualidade Brasileira
O Planejamento De Ensino Na Disciplina De Metodologia Das Ciências