Interdisciplinaridade e liberdade em ivani fazenda



Para que possamos compreender o que é interdisciplinaridade, devemos primeiramente compreender o objetivo ao qual estamos nos propondo, visto que segundo Fazenda, o termo quando conceituado imprime uma polissemia de significados, por isso devemos conhecer, pesquisar e aí sim definir o que queremos com o trabalho interdisciplinar, sendo ele profissional, científico e escolar.

Por isso imergido no cotidiano prático compreendemos que para que possamos ter atitudes interdisciplinares devemos primeiramente, atender a cinco aspectos apontados por Fazenda: humildade, coerência, espera, respeito e desapego.

Como pressuposto afirmativo toma-se as trocas subjetivas, o movimento constante das trocas incertas, numa metamorfose diretiva. Indica-se que a compreensão da linguagem em todos os seus aspectos, reflexiva e principalmente corporal, faz-se de suma importância.

A interdisciplinaridade sendo colocada em foco, visto que percebe-se ser de suma importância a mesma no desenvolvimento de novos saberes, aproximação da realidade social e releituras das dimensões socioculturais da comunidade em que esta inserido.

Fazenda ainda aponta que deve-se ensinar para e pela interdisciplinaridade, devendo as mesmas em suas formas específicas serem ensinadas de forma concomitante, conceitos que devem claramente serem elencados, utilizando-se das metáforas, poder de abstração e sensibilizações, vindo a orientar as pesquisas e intervenções.

Partindo do conhecido para o desconhecido, tomando conhecimento da realidade a qual estamos inseridos, para que possamos ter atitudes em movimento a interdisciplinaridade, recordar o velho, pra conhecer o novo.

Pretende-se compreender, não apenas o sentido último da resposta, mas especificamente a motivação da pergunta, do “por quê”, didaticamente tem-se esquecido/ negado o velho, partindo para um novo pouco fundamento, pensa-se em transformação sem pesquisa e conhecimento, fato esse nada interdisciplinar.

Pensa-se no transcendente exercício da liberdade, do ato, de pensar, saber, pesquisar em toda sua potencialidade. Liberdade por Fazenda analisada na obra Guernica de Picasso, que nas palavra de Fazenda : “ a magnificente força que dela emana, no impacto que sentimos quando dela nos aproximamos encontra-se na harmonia de cada detalhe, na beleza da vida e na crueza da morte, assim como na crueza da vida e na beleza da morte”, como via de mão dupla nu vai e vem constitutivo e construtivo, de trocas de saberes e aprendizagens, a liberdade conquistada expressa na razão e emoção das palavras que agem concomitantemente, num jogo explícito das contradições e história que se configura.


Autor: Ithamar Wellington Da Silva Santana


Artigos Relacionados


Plano De Aula - Produção Textual Interdisciplinar

A Importância Da Interdisciplinaridade Nas Séries Iniciais

Ensino E Pesquisa Na Prática Pedagógica

A Interdisciplinaridade Como Um Movimento Articulador No Processo Ensino-aprendizagem

A Administração Escolar Numa Perspectiva Democrática Na Gestão Participativa Em Tempos Modernos De Charles Chaplin

Projeto Arborístico: Perspectiva De Ações Interdisciplinares

Interdisciplinaridade