(In)disciplina, uma questão de valor



Como profissionais da educação estamos envolvidos com situações positivas e negativas do cotidiano escolar. Na atualidade a ”(in) disciplina” tem sido polêmica no campo educativo e tem se tornado cada vez mais objeto de preocupação de todos os segmentos. Nesta perspectiva, a indisciplina em sala de aula constitui um dos desafios com os quais as instituições escolares se defrontam, abrangendo-se de diversas formas e mecanismos de expressão para poder entender este fenômeno. A visão que se tem atualmente é da indisciplina enquanto fenômeno de aprendizagem. Desta forma, aquele aluno considerado indisciplinado não o é somente por haver rompido com regras da escola, mas porque não está desenvolvendo suas possibilidades cognitivas, atitudinais e morais. Assim, a indisciplina tem que ser analisada e compreendida no contexto da relação pedagógica em que a situação emerge. Pois, costuma compreendê-la sempre como um comportamento inadequado, um sinal de rebeldia, intransigência, desacato, traduzida sempre como falta de educação ou respeito pelas autoridades, na bagunça ou agitação desordenada. Mas afinal o que é (in) disciplina? Quais são as suas causas?Qual a representação de professores e alunos sobre a indisciplina? Palavras-chave: Disciplina; indisciplina; educação; valor; professor; aluno.

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Autor: Joana D'Arc Dos Santos Oliveira Botelho


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