Laicidade x Cristo Fobia



 INTRODUÇÃO 

Sei que faz algum tempo que não escrevo para o web artigos, mas tenho certa vida social, que incluir uma namorada, um curso universitário, um emprego e mãe e avô. Além desses fatores um certo desanimo com a arte escrita. Mas pela graça do bom Deus certos epsódios da vida social me revigóra o espírito e logo sou obrigado a escrever o que penso.

 E isso tem ocorrido nós últimos dias, em especial devido a questão da retirada dos cruficixos das reparticções públicas por parte do ministério público alegando a questão do laicidade do Estado brasileiro. Mas com um simples exercício de nossa mente podeos observar que o que realmente existe não é um interesse de proteger a laicidade do Estado, mas simple ação anti-católica, anti-cristã.

ESTADO LAICO

O argumento utilizado pelo minsitério público cair por terra quando analizamos o que é relamente um Estado laico. O Estado laico surgiu após as guerras religiosas decorrentes da reforma protestantes no século XVI onde ora se perseguia protestantes, ora perseguia católicos. Por consideração a este fato podemos dizer  que a laicidade de um estado garante que cada individuo possa em paz exercer sua consciência religiosa e isso ocorre com quando tem um crucifixo em uam repartição pública, ocorre deste modo:

Um individuo católico romano, ou de rito oriental ou ainda de uma confissão protestante histórica ( luteranos, anglicanos, metodistas, calvinistas etc.), que tem na cruz sagrada seu símbolo de salvação, ora quando estes entram naquela repartição sua fé ali está demostrada e ele enxegar o local como local santo. Mas quando é de uma religião não cristã, ou um ateu? Ora para tais entes a crucifixo nada representa, pois não acredita naquela fé ali representada pode ser que encare o crucifixo como uma obra de arte. Ora o mesmo corre com a imagem da deusa pagã romana Justitia que segura em suas mãos a balança e a espada algo normal nos tribunais. Hoje em dia ninguém mais prática o culto pagão romano, mas a imagem da deusa está lá, bem isso nunca me ofendeu que sou católico romano porque sei que é um símbolo. Então por que o crucifixo símbolo maior dos cristões-católicos (que é a maioria da população) e protestantes históricos deve ser retirado das repartições pública?

CULTURA BRASILEIRA

 A cultura brasileira tem forte influência católica-cristã isso podemos dizer pelo número de feriados, nomes de cidades, pontos turísticos e obras de arte. Levando isto fato em consideração nada mais normal que exista elementos de nossa cultura nas repartições pública, os ateus poder chorar a vontade, mas não tem como negar que nossa cultura brasileira é cristã. Isso me vem a mente um argumento usado pelo professor Carlos Ramalhete no jornal Gazeta do Povo.  E a imagem do Cristo Redentor no Rio de Janeiro? Acaso não ofende os não católicos?? E a cidade de São Paulo acaso o nome também não ofende os não católicos? Afinal qual a difrença entre olhar a imagem da cruz sagrada e a imagem do cristo redentor? Pois se não ofende os não católicos a imagem de uma das oitavas maravilhas do mundo o por quê na repartição pública ofende?

 

QUEM PROMOVEU A AÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO

Aconteceu que no estado do Rio Grande do Sul a chamada Liga Brasileira de Lésbica, pediu ao O Conselho da Magistratura do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul  a retirada dos crucifixo. Mas que diabos a Liga Brasileira de Lésbicas tem a ver com religião? Afinal o motivo não seria o Estado laico? Ou neste caso o verdadeiro motivo é a convicção católica cristã que se opor ao homossexualismo cumprido o seu dever de pregar a verdade da fé ao homens?    

A OPINIÃO DO POVO BRASILEIRO

Será que os agentes do ministério público pensaram em consultar a opinião popular afinal as repartições pública, como já diz o nome pertencer ao povo, ora então melhor consultar o dono das mesmas. Mas será que o povo brasileiro cuja a populção é 78% católica aprovaria tal atitude do ministério público de São Paulo?  Bem mais uma vez pode surgir uma voz chata perguntado “mas e os ateus” ora o que é democracia? É a vontade da maioria (católica) ou da minoria (ateía)?

Fontes:

http://www.midiasemmascara.org/artigos/direito/12881-sao-paulo-ou-qseuq-paulo.html 

http://news.noticiascristas.com/2012/03/lesbicas-conseguem-retirar-crucifixos.html  

Uma Breve História do Mundo. Geoffrey Blainey. Editora Fundamento. 

 História. Editora ática. Divalte Garcia Figueira.                         


Autor: Alexandre Lopes Oliveira


Artigos Relacionados


Estado Melhor é Estado Sem Cruz

A Cruz No Tribunal Ou O Tribunal Da Cruz?

Deus Está Presente Nos Artigos Religiosos

Uma Linda ConversÃo

O Significado De Maria Para A Igreja Evangélica

Nossa Senhora Aparecida E Os Evangélicos

Educação Cristã E O Ensino Superior De Teologia No Brasil