Liberdade e autonomia



LIBERDADE E AUTONOMIA

Frei Jonas Matheus Sousa da Silva

 

Tomando o texto “O que é esclarecimento”(1784), do filósofo do idealismo alemão Immanuel Kant, encontramos mais do que um texto que ressalta os princípios do Iluminismo, porém um escrito que toca nos temas da liberdade e da autonomia humanas, e que é respaldado no homem enquanto ser racional.

Para Kant: “Esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade auto imposta. Menoridade é a inabilidade de usar seu próprio entendimento sem qualquer guia”. Neste sentido, uma liberdade autônoma é uma capacidade de administrar-se racionalmente no mundo, que significa ser responsável por suas decisões e atos.

Ser esclarecido é ter a prudência necessária para não deixar-se manipular por pessoas que agem com má-fé utilizando-se de discursos falaciosos; ainda mais, “ser esclarecido” implica um enfrentamento destemido e bem fundado com as possibilidades da existência, executando suas escolhas com livre-arbítrio, “empenhando-se por conta própria” nas decisões do cotidiano e assumindo publicamente suas decisões.

Agir de modo esclarecido é por no crivo da crítica as instituições da linguagem e do comportamento humano, levando a juízo tudo o que não se coadune com a pura razão. Nesta senda, para Kant, “quanto mais o livre pensamento gradativamente resiste aos modos de pensamento do povo, mais os homens tornam-se cada vez mais capazes de agir em liberdade”.

O ser humano esclarecido, só pode atuar enquanto tal, tendo desenvolvida a sua capacidade de pensar criticamente, ou melhor, filosoficamente; somente assim ele está isento das alienações ideológicas e sendo inteligente e autônomo pode levar seus concidadãos também ao esclarecimento e à liberdade autônoma, empenhando-se na construção uma sociedade racional.


Autor: Frei Jonas Matheus


Artigos Relacionados


O Ter E O Ser Se Coadunam?

RelatÓrio: O Existencialismo De Sartre

A Ideia De Paz Perpétua Em Kant

Mas Que Diabos é A Liberdade?

Liberdade: Busca Ou Realidade?

Liberdade! Liberdade!

Relatório: A Construção Consciente Do Homem