Segmentação logística



EXTENSÃO EM LOGÍSTICA

 

Mauro Lúcio Batista Cazarotti

Aluno do Curso de Logística – UCDB/Campo Grande-MT

 

          Pesquise sobre a importância de segmentar o mercado logístico e apresente um caso empresarial relacionado ao assunto e faça seus comentários a respeito de como as empresas utilizam a segmentação para atendimento dos clientes.

 

      Como no próprio estudo já indicou, A importância de delimitar e fazer uma segmentação de mercado, ele projeta ótimos produtos e que coincidam com as necessidades do mercado, também alavanca a efetiva de prpaganda da empresa, Ajuda no planejamento estratégico aduado de promoções, ajuda a definir o canal de distrobuição mais apropriado.

           Um caso que podemos citar sobre o assunto de segmentação, deste assunto em logistica, podemos exemplificar a Bleck & Decker, utiliza os serviços de call center, para efetuar a pos venda, verificar se o cliente esta satisfeito com suas aquisições de compras da empresa, se os materiais estão em condições como relatado antes da compra o que deveria ser mudado, se a compra chegou no prazo, se houve algum trastorno na entrega, se o mecanismo de compra foi bom, dentre  várias questoes que poderiam ser levantadas para que seja melhorada o desenvolvimento da área de Logistica, o modelo de Segementação de mercado, de pos pesquisa, desde o incio até a base de analise de dados qualificados para que a empresa seja informada da real situação dela própria em relação ao cliente quanto ao mercado Logistico.

    Empresas que utilizam da ferramenta de segementação de mercado para atendimento dos seus clientes apresentam além da flexibilidade a mudanças e desenvolver técnicas para melhorar seus produtos e serviços, demostra uma grande capacidade de absolve uma forma crítica de analise, e elevando suas potencialidade, fazendo que seus pontos fracos melhorem, e elevando ainda mais os pontos fortes, utilizando não somente informações a seu favor como trazendo o cliente junto  a empresa e fazendo a logistica empresarial, não somente como no exemplo citado, no pos venda, mas também no contato com o fornecedor antes mesmo de efetivar uma compra de matéria-prima, mas no envolvimento de uma ramificação de atividades em prol de um unico beneficio estratégico, levando a cada um da cadeia de abastecimento informações relevantes para desenvolvimento e geração de lucratividade, minimizando custos e elevando formas de reter lucro com serviços prestados, diga-se de passagem, serviços eficientes e com qualidade, chegando ao cliente.

Download do artigo
Autor: Mauro Lúcio Batista Cazarotti


Artigos Relacionados


A Logística Como Arma Da Competitividade

Modal De Trasporte Como Estratégica De Benefício

Logística De Distribuição: Um Estudo De Caso

Logística Integrada E Seus Processos.

A Tecnologia Da InformaÇÃo Associada À GestÃo Da LogÍstica Corporativa

Referência Na Logística No Brasil: Aspectos E Caracteristicas

Logística E Just-in-time