Logística e just-in-time



EXTENSÃO EM LOGÍSTICA

 

Mauro Lúcio Batista Cazarotti

Aluno do Curso de Logística – UCDB/Campo Grande-MT

 

Pesquise sobre o conceito de just-in-time. Dê um exemplo de empresa que utiliza dessa estratégia empresarial.

Apresente um texto com seus comentários a respeito do conceito de just-intime e como a empresa pesquisada utiliza-se dessa estratégia empresarial para o atendimento aos clientes

      Just in time é um sistema de administração de produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes. O just in time é o principal pilar do  sistema Toyota de Produção ou Produção Enxuta. A automoções de processos e just-in-Time como fator estratégico, é um dos mais evidentes agentes de encurtamento de lead-times, já que atua sobre os próprios processos físicos.A produção flexível nasceu da busca das empresas por produtividade, qualidade e satisfação do cliente. Com ela torna-se possível produzir produtos diferentes, em pequenas quantidades, no menor tempo possível, e na mesma linha de montagem ou base instalada.Sistemas just-in-time exigem tecnologia integradora e comunicação externa com fornecedores e clientes, o que pode dificultar sua implementação se tais requisitos não estiverem disponíveis. Atualmente, as arquiteturas abertas, baseadas em web services (SOA – Services Oriented Architectures) facilita a integração necessária. O sistema Just-in-time é  tão eficiete em resposta ao cliente que evoluiu, como saio do JIT, para um novo conceito inovador chamado de Quick Response (QR), que é uma versão alterada do JIT, que consiste em dar uma resposta eficiente ao cliente, porém este QR  não obstante evoluiu a um conceito chamado de Resposta eficiente ao consumidor, ou mesmo como estudiosos e profissionais o chamam de Efficient Consumer Response (ECR), consiste numa estratégia utilizada principalmente na indústria de supermercados na qual distribuidores e fornecedores trabalham em conjunto para proporcionar maior valor ao consumidor final (LAVRATTI, 2002, p.1). Trata-se de um movimento voluntário, baseado na mudança e na melhoria continua, que afeta toda a  cadeia de produção e distribuição de produtos de grande consumo (ECR, 2002). Assim levando maior eficiencia ao Cliente e Rapidez, não somente isso com qualidade e valor agregado. Sendo utilizado como estratégia junto ao consumidor.O ECR tem como objectivo estabelecer um fluxo consistente de informações e produtos que se incluem bidirecionalmente na cadeia logística de abastecimento, tendo em conta a manutenção do abastecimento do ponto de venda a custos baixos e em stocks adequados (Efficient consumer response, 2005).

       O Sistema Jit não somente traz uma nova via de formulações junto ao cliente  como também é um mecanismo eficiente da empresa para que seja produzido apenas no momento certo e com tempo habil para entrega, na logistica atual é um sistema ainda com evoluções e programas similares realizando o mesmo tipo d e origem modelo para trabalhos, porém com detalhes diferentes, assim o Jit raz não somente ao cliente mas também a empresa que utiliza-se deste complemente logistico mais viabilidade e emprego volatil de ações, gerando economia e também diminuindo os gastos com estoques e minimizando percas de materiais, agilizando a  gestão de materiais em conjunto com  a logistica integrada.

 

Download do artigo
Autor: Mauro Lúcio Batista Cazarotti


Artigos Relacionados


Segmentação Logística

Logística E Seus Modais De Trasportes

Modal De Trasporte Como Estratégica De Benefício

Logística De Distribuição: Um Estudo De Caso

A Logística Como Arma Da Competitividade

A Tecnologia Da InformaÇÃo Associada À GestÃo Da LogÍstica Corporativa

Tecnologia Da Informação E O Sistema De Logística