Bussiness to Bussiness (B2B)



EXTENSÃO EM LOGÍSTICA 

Mauro Lúcio Batista Cazarotti

Aluno do Curso de Logística – UCDB/Campo Grande-MT

Acesse algum portal de negócios como www.americanas.com.br, www.saraiva.com.br ou www.agrega.com.br e pesquise sobre as vantagens que as empresas obtêm utilizando a estratégia do B2B.
Faça um texto apresentando o resultado da sua pesquisa e seus comentários a respeito. 

           Business to Business - B2B é o nome dado ao  Comércio eletronico, associado a operações de compra e venda, de informações, de produtos e de serviços através da Internet ou através da utilização de redes privadas partilhadas entre duas empresas, substituindo assim os processos físicos que envolvem as transacções comerciais. O B2B advén do sistema EDI (Eletronic data interchange), permitindo a parceiros de negócios realizarem transações comerciais através do envio e da recepção de documentos digitais em redes de telecomunicações, abrangendo a troca de dados comerciais e a transferência eletrônica de fundos.

            Há apenas alguns anos, acreditava-se que as centrais B2B iriam alterar completamente as relações convencionais entre comprador e fornecedor. Alguns entusiastas do e-business (comércio eletrônico) previram uma limpeza no setor e diferenças nacionais nos padrões de compra, à medida que as empresas da antiga economia fossem suplantadas pelos modelos de negócio de suas rivais da nova economia. A realidade, porém, mostrou-se outra, conforme demonstra o número de centrais públicas independentes de B2B que não estão mais em operação.

          Existe várias vantagens para que para o B2B uma delas é, que o Business to Business (B2B) são transações múltiplas, de muitos para muitos.Estratégia de inserção da empresa, visando automatizar suas atividades em diversas áreas.Portal para padronizar a linguagem e os procedimentos de comprar, que envolvem os fabricantes e os fornecedores. O principal objetivo é reduzir custos, controlar melhor os estoques e agilizar o processo de compra. Vamos analisar com um exemplo real de uma empresa que utiliza o B2B como estratégia empresarial, Black & Decker integra clientes e fornecedores em rede B2B, algumas empresas que negociam com a Black & Decker já são usuárias do sistema. Assim, a implantação na fabricante começa a integrar diversas malhas comerciais, criando uma nova rede de relacionamentos assim podendo minimizar gastos com recursos para contato por telefone ou mesmo fax.O projeto de implementação, prevê a extensão da solução para clientes da empresa, que poderão acessar o back office com dados atualizados em tempo real. O e-Collaboration (Programa pelo qual a B&D irá implementar)o suite deve entrou em operação em abril de 2003, apenas para entrada de pedido. A idéia é que até a conclusão da  implementação, todos os parceiros sejam absorvidos gradativamente, aumentando inclusive as funcionalidades. Com a solução, a Black & Decker pretende reduzir custos com administração de vendas, interface entre sistemas de back office e de pedidos, além de padronizar o ambiente e a comunicação com os parceiros de negócios. Ao analisar as empresas  www.americanas.com.br, www.saraiva.com.br ou www.agrega.com.br elas tem muito mais vantagens que uma empresa de grande porte pois, não necesita do trabalho de entrega utilizando pela propria empresa, sendo que neste caso utilizam sedex, e outros serviços de correios, sendo que multinacionais como B&D, ou mesmo uma concessionária de carros, haverá uma despesa com este envio,  por que necessita de todo um aparato de envia e burocracia para que isto ocorra, assim  algumas empresas como multinacionais, e empresas de porte medio e grande utiliza para maximizar gastos com papeis, tempo  utilizado pelo B2B é ráído muita das vezes em tempo real, sem contar corte nos gastos  minimizando atividades e diminuindo perca de verbas, efetivando mais efeiciente em contacatr o fornecedor e também por que não um contato diretamente do cliente com a empresa sem intermédiarios, assim pode ainda mais fidelizar os clientes e criar um vinculo de acesso rapido com pequenos compradores, que intermedia vendas.Utilizando esta ferramenta como uma estratégia que pode mehorar  os serviços prestados dentro de uma organização.

         As vantagens competitivas desde tipo de comunicação nos negocios traz:

     • Diminuição de erros

     • Informações compartilhadas

     • Novas informações gerais sobre produto

  • ·        Rápida produção

       Nos Clientes:

     • Melhora da qualidade      

     • Criação de novos canais de vendas                      

     • Marketing um a um        

     • Pesquisa

       Nos Parceiros do B2B:

     • Criação de uma nova organi- zação virtual e flexível

     • Administração dos estoques

     • Diminuição das transações 

         Portanto a utilização de mecanismos virtuais desenvolve tecnologia de comercio e transação virtual, atraves da internet, tendendo assim a ter custos mais baxos, uma maior satisfação, gerado pelas transalões rápida e com grande grau de comunicação e eficiencia no comercio eletronico, entre as empresas parceiras desses tipos de transações comerciais.

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Autor: Mauro Lúcio Batista Cazarotti


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