BRIC: Uma alternativa aos problemas do mundo desenvolvido



Trabalho de Conclusão de Curso Economia

BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China): UMA ALTERNATIVA AOS PROBLEMAS DO MUNDO DESENVOLVIDO

Aluno: Luís Carlos Falcão Correia
Orientador: João Gualberto

Introdução
O objetivo deste trabalho foi analisar historicamente os dados macro e socioeconômicos dos países emergentes que fazem parte do grupo de países chamado de BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), buscando mostrar o enorme potencial de crescimento econômico e evidenciar de que maneira os imensos mercados consumidores, a abundancia de recursos naturais presentes em seus territórios e constante crescimento econômico podem auxiliar as economias desenvolvidas que vem enfrentando e que foram agravados pela crise de 2008.
Seria o mercado consumidor composto por aproximadamente três bilhões de pessoas capaz de absorver boa parte da produção industrial mundial, a ponto de certa forma se equiparar ao consumo norte-americano? Estariam Brasil, Rússia, Índia e China preparados para abastecer de plástico, petróleo, minério de ferro e principalmente de alimentos as milhares de novas fábricas e milhões de pessoas que necessitam cada dia mais e mais esses materiais?
Nas análises realizadas, foram constatadas a grande influencia regional e que cada um dos países do “bloco” exerce regionalmente e a crescente influência mundial dos mesmos, e os marcantes fatores de desigualdade social presente nos mesmos, a abundancia de recursos naturais e a conjuntura favorável ao crescimento sustentável presente nas suas economias.
Estariam os BRIC preparados assumir a posição de “locomotiva do mundo” num período após uma grande financeira mundial onde os maiores prejudicados foram as economias ditas anteriormente como centrais?

Download do artigo
Autor:


Artigos Relacionados


A Reunião De Consolidação Dos Bric No Brasil

Conhecendo Parauapebas

Parauapebas: Antes, Agora... E O Futuro?

Exploração Dos Recursos Naturais Nos Palops

Emigração Cabo-verdiana: Contribuição Para O Crescimento Econômico

Turismo Versus Lazer

Brasil: Infraestrutura E Competitividade