Estresse



O que é o Estresse ?

É a alteração global do nosso organismo para adaptar-se a uma situação nova ou às mudanças de um modo geral.

O estresse é uma resposta fisiológica, psicológica ou comportamental de um indivíduo que procura se adaptar às pressões internas e/ou externas de um agente provovador.

É um mecanismo normal do organismo e faz com que a pessoa fique mais atenta e sensível diante de situações de perigo e/ou dificuldades.

O que provoca o Estresse ?

Os agentes provocandores podem variar, abrangendo desde componentes emocionais, como a frustação, ansiedade, até fatores de origem ambienta, biológica e física, como é o caso do ruído excessivo, da poluição, variações extremas de temperatura, dietas, sobrecarga de trabalho, etc.

Mesmo em situações consideradas positivas, como é o caso, por exemplo, das promoções profissionais, casamentos desejados, nascimento de filhos, etc, o estresse pode se manifestar.

Quando nosso cérebro, independentemente de nossa vontade, interpreta alguma situação como ameaçadora, nosso organismo passa a desenvolver uma série de alterações denominadas, em seu conjunto, de síndrome geral da adaptação ao estresse.

Numa primeira etapa, ocorre uma reação de alarme, quando todo o organismo é mobilizado sem envolvimento específico ou exclusivo de algum órgão em particular. É um estado de alerta geral!

Se esse estresse continua por um período mais longo, sobrevém a segunda fase, chamada fase de resistência, quando o corpo começa a se costumar com os estímulos causadores dos estresse e entra num estado de resistência ou adaptação.

Durante esse estágio, o organismo adapta suas reações e seu metabolismo para suportar o estresse por um certo tempo.

A reação ao estresse pode ser canalizada para um órgão ou sistema específico, por exemplo, o coração, a pele, sistema muscular, aparelho digestivo, etc.

Entretanto, a energia para se adaptar no estresse não é ilimitada e, se o problema se prolonga, pode-se chegar ao estado de esgotamento, quando haverá queda acentuada da capacidade adaptativa e consequentes alterações no sistema de defesa.

Quais os sintomas do Estresse?

De uma forma geral, os sintomas são: desânimo, ansiedade, preocupação, depressão, sono interrompido, perda de apetite, dor no estômago, diarréia, palpitação do coração, suor e tremedeira.

Como controlar o Estresse?

- Procure fazer pequenas pausas no trabalho para exercícios de relaxamento a cada 60 ou, no máximo, 90 minutos.

Ex: Respire profunda e lentamente, inspirando somente pelo nariz, segurando o ar por 5 a 7 segundos e soltando o ar, o mais lentamente que conseguir, pela boca. Repita 3 vezes.

Na sequência, contraia os músculos do corpo, mantendo contraído por 5 segundos, e soltando abruptamente. Repita mais 3 vezes.

- Se não puder tirar férias regulares, procure reservar alguns períodos da semana para o lazer.

- Procure um hobby.

- Faça exercícios regularmente.

- Procure alguém para conversar e desabar. Não guarde todos seus problemas para você.

- Cuidado com a tirania dos "devo" ou "preciso". Evite falar consigo mesmo em termos de devo fazer isso ou aquilo. Prefira a expressão eu prefiro, ou eu quero fazer.

- Não fique muito tempo sem comer. Nunca saia de casa sem um café da manhã, no mínimo, razoável. Nos intervalos, coma uma fruta.

- Reserve alguns minutos do seu dia para instrospecção. Não é perda de tempo, é investimento.

- Ajude Alguém.

- Evite estimulantes como cafeína, energéticos.

- Saber administrar o estresse é a chave de um completo plano de recuperação, que inclui uma dieta saudável, exercícios regulares e mudanças de hábitos.

- Pare de fumar e evite o consumo do álcool. Isso também contribui para a prevenção de uma série de outras doenças como hipertensão, dor de cabeça, artrite, etc.

Obs: Se os sintomas do estresse não desaparecerem, procure um médico, que poderá orientá-lo num plano de tratamento mais rigoroso.

YALEN VERAS.


Autor: Yalen Veras


Artigos Relacionados


Ja Ta Na Hora

Vento

Fatores Que Atrapalham A Perda De Peso

15 De Outubro

Inexplicável

A Destinação Da Sabedoria

Mudança Radical