Texto Casas Bahia e Valujet - Cap.1 e 2 do livro administração estratégica (Hitt, M. A.; Ireland, R. D.; Hoskisson, R. E)



Resumo dos texto citados no título usando referencial teórico também citado no título.

Com base na leitura dos textos percebe-se que os ambientes externo e interno influenciam diretamente a visão e Missão Estratégicas.

O ambiente externo, possui influência sobre as opções estratégicas de uma organização e suas decisões. Baseada nas novas informações, conhecimentos e capacidades, sobre concorrentes, clientes e outros stakeholders, a empresa garante o desenvolvimento de uma vantagem competitiva e adota medidas para reduzir o efeito do impacto ambiental.

Combinado com o ambiente externo, o ambiente interno auxilia na formulação da visão  e Missão Estratégicas, que, por sua vez, colaboram na busca pela competitividade estratégica. Analisando-se a empresa internamente, percebe-se que ela própria determina o que poderá fazer com os recursos, capacidade e competências que possui. As decisões tomadas pelos gestores em termos daqueles fatores, influenciam significativamente a habilidade da organização em desenvolver e sustentar vantagens competitivas e adquirir retornos superiores à média.

A Visão Estratégica é o ato de impulsionar e dirigir os recursos internos e as competências essenciais de uma empresa, com a finalidade de cumprir as metas em uma atmosfera competitiva. Combinando os recursos adequadamente, ela é capaz de gerar um desempenho de maneiras inimagináveis, e só terá sido constituída apropriadamente quando todas as pessoas envolvidas acreditarem na empresa e em seu desempenho.

Já a Missão Estratégica, diferentemente da Intenção, a qual está orientada para o ambiente interno, é uma declaração dos objetivos de alcance de mercado de uma organização. A missão da empresa deve ser compartilhada com gerentes, funcionários e clientes, gerando um senso comum de propósito, oportunidade e direção. A visão, juntamente com a Missão Estratégica, determina o discernimento exigido para criar e implementar as estratégias da organização. Comparativamente ao texto das Casas Bahia fica demonstrado o objetivo da empresa de ser a líder de vendas no segmento do varejo e seu sucesso em relação com os concorrentes se deve a sua estratégia de marketing e sua abordagem de crédito com os consumidores se mostra uma iniciativa das Casas Bahia para aumentar sua competitividade. Os cenários político e econômico do país podem afetar o desempenho da Casas Bahia pois podem ter influenciar diretamente sua abordagem de missão e visão na estratégia empresarial, assim como seus ambientes interno e externo. No caso da ValuJet sua estratégia de baixos custos e sua intensa busca por tornar os acionistas ricos possibilitaram a empresa ter sucesso durante algum tempo. Porém sua estratégia não foi suficiente para torna-la competitiva por muito tempo, visto que os problemas operacionais surgidos com a adoção de políticas que privilegiam o lucro a qualquer preço fizeram que a mesma tivesse muitos problemas operacionais e não resistisse as exigências do mercado por segurança.


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