Texto Bauducco, Grupo Bertin e caso Fleury - Cap. 6 do livro Administração Estratégica (Hitt, M. A.; Ireland, R. D.; Hoskisson, R. E)



Com base na leitura dos textos percebe-se que dentro das estratégias genéricas, podemos ter estratégias de genéricas de Crescimento e estratégias genéricas de Diversificação. Para o caso das estratégias de crescimento, podemos por definição citar que se dão para obter Economia de Escala, pois na medida em que a quantidade de um produto produzido durante um certo período de tempo aumenta, o custo de fabricar cada unidade diminui e isto decorre de pontos como o aumento marginal da eficiência em função de maior utilização da capacidade de aprendizado, como a diluição de custos fixos por um maior número de produtos, como maior capacidade de negociação com fornecedores de insumos etc. Ou ainda por definição citar o poder de mercado, pois quando uma empresa é capaz de vender seus produtos a um preço acima do preço dos concorrentes e;ou reduzir os custos de suas atividades primárias e de apoio a valores abaixo do custo dos concorrentes, ou seja, em ambos os casos ela aumenta sua fatia do mercado. Vender produto acima do preço dos concorrentes usualmente decorre de estratégias de diferenciação em qualidade, apoio ao cliente, inovação e imagem, enquanto reduzir os custos de atividades primárias deriva da estratégia de diferenciação em preço cuja eficácia depende do tamanho da empresa e de seus recursos e capacidades para competir no mercado. Isto leva a necessidade de crescimento do negócio com a finalidade de se apropriar dos benefícios de economia em escala.

Dentre as maneiras para crescer um negócio estão, ter estratégias de penetração de mercado, ou seja, estratégias de crescimento orgânico ou estratégia de crescimento e integração horizontal como o é o caso da Bauducco na compra de 50% da Visconti se deve a uma estratégia de crescimento através da aquisição. A Bauducco visava com a compra da Visconti garantir o domínio do mercado. A estratégia da Quaker para entrar no mercado brasileiro foi ocupar um espaço de consumo com produtos inovadores. A estratégia que a Bauducco utilizou quando tentou vender panetones fora da época do Natal e Ano Novo foi a de fidelização da marca. A estratégia utilizada para compensar a alta do dólar em 2003 foi o aumento do número de pontos de venda e no desenvolvimento de novos produtos. Não haveria outra possibilidade, que não a compra da Visconti, para a Bauducco crescer e manter a liderança no mercado. As vantagens você vê para a manutenção da marca Visconti no mercado, são a diferenciação do cliente e a manutenção do histórico da marca.

Outra forma é a estratégia de desenvolvimento de mercados, através da criação de novos canais, da expansão geográfica ou da estratégia de produtos substitutos. Ainda como outra forma, está a estratégia de desenvolvimento de produtos, oferecendo produtos novos ou modificados ao seu próprio mercado.

Com relação a estratégia de Diversificação, podemos ter alguns fatores diferenciadores de negócio, processos produtivos ou de prestação de serviços, clientes servidos, utilidade do produto ou serviço, tecnologia utilizada, canais de distribuição, produtos ou serviços oferecidos, regiões geográficas servidas. Existem também os fatores que podem aumentar a sinergia entre negócios, entre eles estão, fatores comerciais, fatores de produção, matéria prima, mão de obra, fornecedores, canais de distribuição, cultura do negócio, tecnologias, tipo de gestão.

Economias de escopo são reduções de custos que uma empresa alcançará através de um adequado compartilhamento de alguns de seus recursos e capacidades, ou transferência de uma ou mais competências centrais que foram desenvolvidas em um de seus negócios para outro. Existem estratégias de diversificação não relacionadas, que se caracteriza por negócios em indústrias não relacionadas, estratégias de diversificação levemente relacionada, que se caracteriza por negócios em diferentes estágios da cadeia de valor de indústrias relacionadas, estratégia de diversificação altamente relacionada, que se caracteriza por negócios nos mesmos estágios de cadeias de valor de indústrias relacionadas ou em diferentes estágios da mesma cadeia de valor.

Com base no texto do rei do abatedouro, fica clara a abordagem do grupo Bertin de atuar de forma verticalizada em toda a cadeia produtiva do setor de criação bovina. Com a atuação tanto na venda de carne, quanto na utilização do couro para os EPIs, e agora na utilização do tutano para a linha de produtos de beleza com a compra da OX. No caso Fleury o principal desafio é compreender exatamente as características de um novo mercados e consequentemente, os recursos e capacidades necessários para empreender com sucesso. Essa pesquisa ressalta o papel da estratégia de entrada de mercado, particularmente a decisão do modo de entrada, para preencher os gaps entre os recursos e capacidades disponíveis na firma e requeridos pelo mercado:

–Estratégia de entrada por meio do crescimento interno da firma parte dos recursos e

capacidades pré-existentes e desenvolve novos recursos e capacidades internamente.

–Estratégia de entrada por meio de uma joint venture complementa os recursos e capacidades pré-existentes com outros, aportados pela empresa parceira no empreendimento.

–Estratégia de entrada por meio de uma spin-off concede autonomia para o empreendimento operar de acordo com as exigência do novo negócio, valendo-se dos recursos e capacidades pré-existentes quando estes se mostram apropriados ao novo contexto. Conclusão que ressalta à importância da definição da estratégia de entrada de mercado, particularmente a decisão do modo de entrada, que vá preencher os gaps de recursos e capacidades identificados.


Autor:


Artigos Relacionados


Concorrência: Estratégias Para Diferentes Mercados

Estratégias Competitivas Empresariais

O Que É A Estratégia Competitiva?

Dumping.

Falando Sobre Marketing

Marketing Moderno (cristiano Paiva E Rodrigo Eimantas - Fai - Março/08)

Estratégias Eficazes De Marketing