Prova da OAB deve continuar? Um plebiscito pode ser feito?
A prova da OAB TEM SIDO UMA POLÊMICA e debates em todos os momentos que são realizadso evento envolvendo os bachareis em Direito. Mas as coisas estão andando e o tempo diz que a hora é agora, para os bachareis ocuparem o seu lugar com direito adquirido, pois uma Lei maior que a Constituição e o trabalho dos Senadores em levarem adiante o rojeto de lei que acaba com o exame de ordem, pode ser comemorado, mas as palavras de Lima (2009), nos convida a reflexão sobre este assunto polêmico que causa estrnhesa em alguns adeptos da Prova da OAB.
Por uma extraordinária coincidência, o ‘site’ da OAB federal publicou hoje um editorial referente ao Exame de Ordem, criticando a proposta que tramita no Senado Federal, destinada a extinguir esse Exame e tentando justificar a sua importância. Em sua conclusão, esse editorial elogiou "a iniciativa do presidente da OAB em estimular que os estudantes de Direito, que receberam ensino de má qualidade, recorram à Justiça para que sejam ressarcidos com matrícula e mensalidades pagas às instituições, pelo tempo que frequentaram os cursos. Podem alegar que caíram em uma armadilha puramente mercantilista." (veja aqui o Editorial)
Essa "iniciativa" do ilustre Presidente da OAB suscita, é claro, alguns questionamentos e algumas conclusões:
1.Os bacharéis formados pelos 87 cursos de Direito recomendados pela OAB (veja aqui) e reprovados no Exame de Ordem deveriam acionar também a OAB, porque acreditaram naquela recomendação e depois verificaram que "caíram em uma armadilha puramente mercantilista"?
Os bachareis tem que assumir o protagonismo da históira do Brasil e criar sua Ordem dos Bacharesi em Direito do Brasil (OBDB), com isto fazer valer o advogado com voluntario e ao memos tempo profissional da justiça, junto aos mais pobres, com valor da causa abaixo do salário mínimo paqrq que todso tenham acesso aos trabalhos dos advogados do Brasil. Os advogadso voluntáriso do Brasil para agir com as pequeans causas e dentro dos estatutos sociais.
Superar a máquina mercantilista é o desafio do bacharel em direito, como também criar no Brasil os advogados arbritais. Nos EUA há os paraadvogados e no Brasil poderia criar os advogados dos pobres, pois com os 4 milhões de bachareis existente no País, poderiam atuar o Brasil se tornaria o País, com maior número de advogados do mundo, constituindo um pais mais justo onde a jutiça iria se irradiar em todo lugar, pois o povo com falta de justiça não aguenta mais o numero de preocesso em excesso, sem andamento por falta de advogados voluntários. Além de inscrever na justiça do Brasil os advogadso do povo, pois com um salário digno, os advogados do povo resolveriams as causas de forma rápida, para não onerar mais o povo com um poder judiciário caro e poderoso, em matéria de jsutiça lenta e ineficinte. O mercado foi feito para a opressão, o novo conceito de direito justo para cuidar dos que mais precisam dela.
o desafi continua e creio que as faculdades e universidades não sejam culpadas pelas reprovações é uma questão de reserva de mercado que faz com qeu tudo seja em prol de arrecadaçãos de recursos pelos donos do poder, é a lógica do capital contra a justiça de fato.
Referência
LIMA, Fernando. Exame da OAB. Uma pavorosa encenação dos professores de Direito?. Jus Navigandi, Teresina, ano 14, n. 2222, 1 ago. 2009 . Disponível em: <http://jus.com.br/revista/texto/13262>. Acesso em: 5 abr. 2012.
Leia mais: http://jus.com.br/revista/texto/13262/exame-da-oab#ixzz1rCH0qUVC
Leia mais: http://jus.com.br/revista/texto/13262/exame-da-oab#ixzz1rCFfZzL4
Autor: Fernancio Barbosa
Artigos Relacionados
Há Muito Tempo O Exame De Ordem Era Acessível Ao Bacharel Em Direito
O Exame Da Ordem E O Muro Das Lamentações
Resultado Da 2ª Fase Da Oab Sai Amanhã
O Mercado Profissional Do Direito
Constitucionalidade Do Exame Da Oab
NÃo A Prova Da Oab: Alternativa Para Dois MlhÕes De Bachareis Em Direito
Estudo Acerca Da Natureza Jurídica Da Ordem Dos Advogados Do Brasil : Qual é O Seu Regime Jurídico Atual ?