Religiosidade x Espiritualidade



RELIGIOSIDADE x ESPIRITUALIDADE

Compreendo o tema da religiosidade como um tanto quanto polêmico, independente da faixa etária em que se coloque o mesmo. Posto que, está diretamente ligado ou, poderíamos dizer que, até mesmo se confunde com o tema da espiritualidade.

Vejo que existe uma linha tênue a separar os dois temas.

Se tivesse como conceituar a RELIGIOSIDADE, diria que a mesma poderia ser concebida como uma tentativa de institucionalizar a Espiritualidade das pessoas. Daí a razão de se ter uma diversidade imensa de religiões no mundo inteiro. Sobre este aspecto, gostaria de salientar o quão perigoso é, esta tentativa de institucionalização da espiritualidade das pessoas. Principalmente nas camadas mais jovens da população. Pois, se observarmos por um ângulo mais crítico todas as religiões tem um ponto em comum: O comércio da fé.

Para confirmar a minha afirmação faria apenas uma simples pergunta: entre as cinco maiores religiões do planeta, existe alguma delas com dificuldades financeiras?

Num mundo capitalista globalizado, o comércio da fé é um negócio muito rentável e lucrativo.

Com base nas argumentações levantadas acima, pergunto-me se, está realmente havendo um aumento da religiosidade entre os jovens. Ou os jovens estão sendo cooptados pelas religiões institucionalizadas?

Gostaria muito que as religiões contribuíssem para um avanço espiritual da juventude no mundo. Porém, não creio que esta seja uma prioridade de nenhuma delas. Pois, atualmente, o capital é o DEUS todo poderoso. Inclusive para as religiões.

Download do artigo
Autor: Lúcio Mendes Ribeiro


Artigos Relacionados


As Variáveis E Ideologias Religiosas

A Fonte

Sem Comentário...

Fatboy Slim

Coerência

Ser Mineiro

Envelhecer